Agehab vai implantar projeto de habitação sustentável

Convênios já em andamento preveem a instalação de placas de energia fotovoltaica em pelo menos mil moradias construídas pela Agência Goiana de Habitação (Agehab). Segundo o presidente da Agehab, Luiz Stival, esta é uma das propostas presentes no chamado Programa de Eficiência Energética.  que pretendem fazer de Goiás o Estado pioneiro na implantação de geração fotovoltaica em habitações de interesse social unifamiliar e com maior número de conexões de geração fotovoltaica.

De acordo com o cronograma da Agehab, serão realizadas ações para economia como a troca de lâmpadas normais por lâmpadas de Led, implantação de aquecimento solar, e dois módulos de geração fotovoltaica, que gerariam economia de de até 84,9% ao mês. Os primeiros municípios que seriam beneficiados seriam Alto Paraíso (40 unidades), Caçu (270 unidades), Pirenópolis (149 unidades) e Palmeiras de Goiás, com dois projetos diferentes. Um com 260 unidades, e o outro com 480. Todos seriam instalados até dezembro deste ano.

Conforme o diretor Técnico da Agência, Marcel Souza, isso elevaria Goiás ao primeiro lugar no ranking nacional do número de unidades geradoras conectadas à rede. Em sua opinião, os projetos ambientalmente sustentáveis vão ao encontro da determinação do governador Marconi Perillo de promover inovação no Governo. O sistema fotovoltaico possibilita a geração de energia pela luz solar e ainda permite a venda do excedente, gerando um crédito com a concessionária elétrica.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo