Projeto de Goiás, Estudantes de Atitude é apresentado em evento nacional de administração

Artigo escrito por mentores do projeto foi selecionado entre mais de 400 trabalhos e apresentado em Encontro Brasileiro de Administração Pública

O projeto Estudante de Atitude, do governo de Goiás, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Goiás (Seduc), foi tema de um artigo inscrito e apresentado nesta quinta-feira (12/11) no VII Encontro Brasileiro de Administração Pública, que esse ano acontece de forma virtual devido à pandemia, no período de 11 a 13 de novembro. O objetivo do evento é promover o encontro de acadêmicos e profissionais dedicados à administração/gestão pública, incentivando o debate livre de ideias e a divulgação científica de qualidade.

“Estudantes de Atitude: Fomento ao Controle Social, Inovação e Gamificação” é o tema do artigo escrito pelos principais mentores e executores do programa em Goiás. São eles: Henrique Moraes Ziller, Diego Ramalho Freitas, Bruno Carvalho Cavalcante Rolim, Lucélia Rocha da Silva e Tiago Valêncio de Melo, todos da CGE. O trabalho é um estudo de caso de sucesso de participação cidadã. O artigo, que já está nos anais do congresso, disputa premiação dentre os melhores trabalhos submetidos ao comitê organizador. Na etapa de chamamento, mais de 400 trabalhos foram inscritos.

Como dissertado no artigo, o projeto Estudantes de Atitude se propõe a combater um problema de percepção e engajamento: as intervenções realizadas no ambiente escolar, a partir do diagnóstico dos problemas encontrados na etapa de auditoria cívica, faz com que os alunos participantes da iniciativa possam sentir concretamente os resultados de suas ações. A competição propicia a prática empírica do controle social e faz com que os estudantes da rede pública de ensino percebam como pequenas ações de cidadania podem gerar resultados transformadores.

O Estudante de Atitude é realizado em quatro etapas: adesão das instituições; treinamento dos professores/orientadores; auditoria cívica e diagnóstico dos problemas, suas causas e soluções. Por meio do engajamento de professores e alunos nas diversas etapas do projeto, a comunidade escolar é suscitada a buscar soluções alternativas e passíveis de serem realizadas por seus próprios membros e que contribuam para a gestão mais eficiente dos recursos.

Controle Social

A prática de controle social pelo próprio cidadão permite a ele assumir responsabilidades e ter pertencimento de cidadania. O papel de controlar não cabe apenas aos órgãos de controle, como é o caso da CGE. É por intermédio dos mecanismos de controle realizados pelos cidadãos e órgãos que se estabelecem os meios para lidar com eventuais contratempos e desvios de finalidade. Neste sentido, o enfoque do projeto Estudantes de Atitude reside exatamente no fomento ao desempenho do controle social e do exercício da cidadania por parte da sociedade, com enfoque em estudantes e educadores.

O projeto permite que esse ganho de consciência social seja feito num ambiente lúdico, por meio da metodologia baseada na gamificação que se refere ao aprendizado orientado por práticas lúdicas como instrumento de internalização do conhecimento. Ao aliar tal caráter metodológico ao contexto de difusão das práticas de controle social, exercício da cidadania e prevenção à corrupção, o projeto revelou um caráter altamente inovador e com profundo potencial para impacto na execução das políticas públicas e consolidação de boas práticas na administração pública brasileira, efetivando, de fato, os mecanismos de controle social e cidadania.

A realização do Estudantes de Atitude pelo governo de Goiás foi altamente motivadora e gerou grandes repercussões. Por exemplo, o Ministério da Família e dos Direitos Humanos incentivou a replicação da iniciativa em outras dez unidades do País, utilizando o case do Estado de Goiás como exemplo e modelo para sua implementação.
Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

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