CGE participa de mapeamento nacional sobre gestão do conhecimento

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) iniciou um trabalho de catalogação de processos como forma de garantir que boas práticas não se percam. A gestora Vania Gonçalves é uma das responsáveis por esse trabalho e também multiplicadora no órgão da pesquisa sobre Gestão do Conhecimento desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC).
Vania Gonçalves pertence ao time brasileiro de multiplicadores que pretende traçar um panorama da Gestão do Conhecimento edição 2020. A iniciativa da Sociedade Brasileira para a Gestão do Conhecimento (SBGC) quer analisar como os profissionais da área e as diversas organizações cuidam de seu conhecimento. Para isto, é realizada uma pesquisa aberta com entes privados ou públicos.

A pesquisa pode ser respondida no endereço: http://www.sbgc.org.br/panorama-gc.html e fica disponível aos interessados até 1º de novembro de 2020. Segundo Vania Gonçalves, “a gestão do conhecimento pode ser vista como um conjunto de práticas que possibilitam a captação e compartilhamento do conhecimento, possibilitando que esse conhecimento seja aplicado nas atividades de rotina ou para melhoria dos processos e projetos da organização”.

Como multiplicadora, Vania Gonçalves tem o compromisso compartilhar a pesquisa com o máximo de órgãos. “A ideia é cobrir Goiás e atingir órgãos como Tribunal de Contas dos Municípios, Tribunal de Contas do Estado, universidades, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, prefeituras e empresas”, garante a servidora da Controladoria-Geral. Ela lembra que ao responder a pesquisa, o usuário perceberá que sem notar já faz muitas das ações de gestão do conhecimento e terá uma visão ampla das técnicas utilizadas.

*Mapeamento de Processos *

Vania explica que na CGE a ideia é mapear os conhecimentos existentes em cada área e identificar aqueles que são críticos, além de elaborar práticas de compartilhamento desses conhecimentos e facilitar o acesso a eles. É trabalhar com o conhecimento que existe hoje dentro do órgão, conhecer os servidores responsáveis e verificar se aqueles conhecimentos precisam ser compartilhados, se estão nas mãos de uma pessoa e se podem ser ampliados. Ao final, esse processo ficará disponível em uma plataforma única para que outros servidores tenham acesso a ele, agora e no futuro.

O resultado da pesquisa da SBGC será divulgado primeiramente aos respondentes e aos membros da SBGC em dezembro deste ano. Já os resultados finais do panorama serão apresentados em uma publicação com análise completa dos dados no primeiro semestre de 2021.

Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo