Secretaria da Economia apresenta gestão de riscos para controladora do MP

A Secretaria da Economia recebeu nesta quinta-feira, 06/02, a visita da chefe do Controle Interno do Ministério Público do Espirito Santo (MP-ES), Mariana Covre, que veio conhecer boas práticas na área de gestão de riscos do Programa de Compliance Público. Acompanhado dos consultores da Controladoria-Geral do Estado de Goiás, Mariana se reuniu com servidores da pasta e aprendeu sobre os detalhes do processo de gestão de riscos, o envolvimento dos colaboradores e os benefícios alcançados.

Os servidores citaram que os processos de gestão de riscos geram benefícios imediatos, tais como:

• Reflexão dos servidores sobre suas responsabilidades e conhecimento dos riscos ao qual estão expostos fomentado por meio das reuniões;

• Sistematização do processo para gerenciar os riscos, que anteriormente era realizado de forma empírica;

• Implementação de controles para mitigar os riscos identificados.

Foram informadas algumas ações já implantadas como treinamentos internos, Plano Anual de Contratação e criação de biblioteca virtual de licitações, entre outras, como frutos da Gestão de Riscos.

“Fiquei impressionada, principalmente vindo aqui e conhecendo quem trabalha na execução, no operacional. É bom ver que essas práticas estão ajudando efetivamente na execução dos trabalhos dentro da Economia”, afirmou a controladora Interna, Mariana Covre.

Mariana ainda enfatizou que pretende levar a experiência desenvolvida em Goiás para dentro do Ministério Público. “A Secretaria da Economia está de parabéns por ter encampado essa boa prática desenvolvida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) ”, acrescentou a controladora.

O Assessor de Controle Interno, Reneilton Brito de Abreu, destacou que a visita serve para troca de experiências e disseminação de boas práticas administrativas. “Entendo que a busca de informações por servidores de outros estados sobre ações de sucesso desenvolvidas no Estado de Goiás fortalece o trabalho e eleva o nome da Secretaria e do Governo, além de criar uma rede de contatos para troca de experiências”, falou Reneilton.

Participaram da reunião a gerente de Compras Governamentais, Cláudia Helena Lima Leite; o assessor de Controle Interno, Reneilton Brito; a secretária executiva do Comitê Setorial do Programa do Compliance Público, Aline Carla Costa de Morais; a assessora do Gabinete, Deisy Lucidy e o Gerente de Auditoria em Compliance Público da CGE, Luís Henrique Crispim. (Texto e foto – Comunicação Setorial – Sec. da Economia)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo