12ª Semana da Europa traz 12 filmes ao Cine Cultura

O Cine Cultura, unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás), sedia, de 19 a 25 de maio, a 12ª Semana da Europa, com uma programação diversificada do Festival de Cinema Europeu, composta por 12 filmes e dois debates. O evento tem entrada gratuita.

A Semana da Europa é uma promoção da Eunic Brasil – Associação dos Institutos Culturais e Embaixadas de países da União Europeia, e da Delegação da União Europeia no Brasil. A iniciativa teve início em abril e segue até julho, com atividades culturais distribuídas em onze capitais brasileiras. No roteiro estão concertos de música clássica e popular, eventos acadêmicos, exposições, o Festival de Cinema Europeu, e, somente em Brasília, o tradicional Bazar Europeu e a Corrida União Europeia.

Em Goiânia o circuito começa nesta quinta-feira (19/5) com Nilo Borges conduzindo o debate após a sessão do documentário Só o melhor para o nosso filho (Paises Baixos), de Monique Nolte, que será exibido às 18h30. No filme de Nolte, Kees tem 49 anos, é autista e ainda mora com seus pais. O amor deles oferece a Kees a possibilidade de se desenvolver como um adulto relativamente independente. Mas o que acontecerá quando os pais do Kees, agora com 80 e 83 anos, não puderem mais cuidar dele? A cineasta Monique Nolte acompanha as tentativas dos pais do Kees de criar um futuro perfeito para o filho autista.

Nilo Ferreira Borges é técnico audiovisual do Cine UFG desde 2010. Já trabalhou em produtoras de São Paulo e Goiânia em praticamente todas as áreas. O segundo debate será na segunda-feira, 23/05, com Ricardo Roqueto, depois da sessão do filme francês Hope, de Lojkine Boris, que será exibido às 18h30. Nesse drama, Léonard salva Hope da morte em pleno deserto do Saara. Ele é camaronês, ela nigeriana, e os dois desejam abandonar a África e alcançar a Europa. Defendendo-se dos perigos da área hostil, eles firmam uma parceria que logo evolui para romance. O filme foi premiado na Semana da Crítica no Festival de Cannes 2014 e recebeu também o Prêmio da Crítica no Festival de Hamburg.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo