CGE lança Sistema de Avaliação do Índice de Transparência

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) lança nesta terça-feira, 22 de outubro, às 9 horas, no auditório do 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o Sistema de Avaliação do Índice de Transparência (Sislai). Todos os órgãos e empresas que integram a administração estadual participarão do evento.

A ferramenta permitirá que os órgãos e empresas interajam com a CGE logo após o término do processo de avaliação do índice de transparência feito pela Controladoria. “Eles poderão dialogar conosco, visualizar as avaliações, os prints das telas e mesmo interpor recursos, sem necessidade de acessar o SEI”, explica a superintendente de Transparência da CGE, Vania Cristina Gonçalves da Silva.

Embora o Sislai já existisse enquanto plataforma, sua utilização era restrita aos avaliadores da CGE. “Agora, pelo menos duas pessoas de cada órgão ou instituição vinculada à administração estadual terão senha e poderão acessá-lo, possibilitando diálogo direto e troca de informações institucionais com a Superintendência de Transparência”, afirma Vania.

“Nós sugerimos, via ofício, que os participantes do lançamento da plataforma já sejam as pessoas indicadas pelos órgãos para futuro acesso ao sistema, já que vamos aproveitar o evento para demonstrar o seu funcionamento”, esclarece a superintendente.

Vale destacar que é o índice de transparência que classifica os órgãos e instituições para o prêmio Goiás Mais Transparente.

Goiás mais Transparente
Criado pelo governo estadual, o Prêmio Goiás Mais Transparente é uma forma de prestigiar órgãos e entidades pelo atendimento às normas e padrões de transparência, bem como por ações de inovação, nas páginas de acesso à informação. Ele reconhecerá os esforços das instituições estaduais com o selo “Excelência em Transparência”, nas categorias Ouro (100% de atendimento à legislação), Prata (95% a 99% de atendimento) e Bronze (90% a 94,99% de atendimento).

Além disso, o prêmio busca fomentar a transparência como um caminho para o controle social e para a melhoria nos serviços prestados pelo Estado à sociedade, indo além de uma obrigação ou norma a ser cumprida. Segundo o cronograma, as avaliações vão até 14 de novembro. O resultado preliminar será divulgado pela CGE no dia 19/11, com prazo para recursos até o dia 25/11. O evento para divulgação do resultado final será no dia 6 de dezembro.

Para os órgãos interessados em concorrer ao Goiás Mais Transparente na área de ações inovadoras – uma das categorias do prêmio – o prazo para apresentarem propostas à CGE vai até 1º de novembro. Mais informações sobre o prêmio podem ser conferidas clicando aqui.

 
 
 
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo