Estão abertas as inscrições para o 3º Seminário Goiano de Ouvidorias

A CGE é uma das organizadoras do evento, que vai contar com palestra do controlador-geral, Henrique Ziller, sobre o tema “Controle Social”

Já estão abertas as inscrições para o 3º Seminário Goiano de Ouvidorias, a ser realizado no próximo dia 25 de setembro, das 8h30 às 17 horas, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE/GO).

Organizado pela Rede Goiana de Ouvidorias, o evento tem como objetivo a disseminação e troca de conhecimento quanto às atividades exercidas pelas ouvidorias, além de fomentar a participação e o controle social. O evento terá, entre os palestrantes, o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, que abordará o tema “Controle social”, às 14h30.

De acordo com o Superintendente de Controle Social e Ouvidoria da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Bruno Rolim, o evento é fruto de um termo de cooperação técnica entre as ouvidorias de todos os poderes do Estado, além das universidades. “A função maior dele é a de trocar experiências e fazer evoluir a política pública de Ouvidoria do Estado”, esclarece.

De acordo com Bruno, o tema que será abordado pela CGE no evento, “Controle Social” buscará elucidar o papel da ouvidoria como “ferramenta para o exercício do controle social”, seja para os próprios ouvidores, seja para servidores e interessados de outras áreas que queiram compreender melhor o tema.

As inscrições para participar do seminário podem ser feitas diretamente no hotsite do evento, clicando aqui.

Integram a Rede Goiana de Ouvidorias, entre outros, o Poder Executivo Estadual, o Tribunal de Justiça do Estado, a Ouvidoria do SUS/SES-GO, o Ministério Público Estadual, a Assembleia Legislativa, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, o Tribunal Regional do Trabalho, o Tribunal de Contas do Estado, o Tribunal de Contas dos Municípios e a Controladoria-Geral da União.

Programação
-8h30 às 9h Credenciamento / entrega de material;
-9h – Abertura;
-9h40 “Mediação de Conflitos na Ouvidoria: ferramentas para o desenvolvimento da cultura do diálogo e da convivência ética” com Adriana Eugênia Alvim Barreiro;
-10h30 – Intervalo para coffee break;
-11h “O comitê de ouvidorias e controle social – Desafio do fortalecimento do controle interno” com Antônio Gilberto de Oliveira Jales;
-12h Intervalo para o almoço;
-13h30 “Lei 13.709 – Proteção de dados do usuário” com Fábio Valgas;
-14h30 “Controle social” com Henrique Ziller;
-15h30 Intervalo para coffee break;
-16h “Relação com a alta gestão e posicionamento” com Danielle Ventura;
-17h Encerramento.

Palestrantes
Adriana Eugênia Alvim Barreiro – Graduada em Pedagogia, com especialização em Administração Escolar. Pós-graduada em “Desenvolvimento e Gestão para Universidades Públicas” e “Ouvidoria Pública e Privada no Brasil”, pela Unicamp . Atuou como Ouvidora Geral na Unicamp de 2001 a 2017. É membro do Conselho Deliberativo e responsável pela Coordenadoria de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman e Presidente do Conselho Deliberativo da ABO – Seção SP. É membro do Comitê Regional para Assuntos da América Latina e Caribe (RAC LAC) e capacitada em “Foundations of Organizational Ombudsman Practice” pela International Ombudsman Association. É coordenadora da Área de Ouvidoria da Federação Brasileira de Empresas de Consultoria e Treinamento. Consultora, ministra palestras e cursos sobre Ouvidoria e os procedimentos para implantação e desenvolvimento das atividades.

Antônio Gilberto de Oliveira Jales – conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte desde 2013, geólogo com especialização em Educação Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos, com mestrado em Irrigação e Drenagem. Na gestão pública, ocupou os cargos de secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Diretor Executivo da Gerência de Gestão Ambiental na prefeitura de Mossoró. Ocupou, ainda, as secretarias estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Assuntos Fundiários e Reforma Agrária. Presidiu o TCE/RN no biênio 2017/2018, onde atualmente exerce a atribuição de Corregedor. Na Associação de Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), foi titular da Diretoria de Corregedorias e Ouvidorias. Integra ainda o Instituto Rui Barbosa, como presidente do Comitê de Ouvidorias e Controle Social.

Fábio Valgas – Auditor Federal de Finanças e Controle há 23 anos, Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia, membro da 1ª Turma de Master Business Administration em Compliance e Governança da Universidade de Brasília, Especialista em Gestão pela Qualidade Total, Profissional Certificado em Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos ISO 31000:2018. É o atual Ouvidor-Geral da União Adjunto, já havendo desempenhado as funções de Head of Internal Audit da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos, Superintendente Regional da Controladoria – Geral da União nos Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Amazonas, atuando nas áreas de Auditoria Governamental, Transparência Pública, Combate à Corrupção, Correição e Ouvidoria.

Henrique Ziller – Secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) desde janeiro de 2019. Ele é funcionário de carreira do Governo Federal no cargo de auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Mineiro de Belo Horizonte, Henrique Ziller é formado em Comunicação Social, pós-graduado em Marketing e mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília. Foi também controlador-geral do Distrito Federal entre 2015 e 2018.​

Danielle Ventura – Bacharel em Ciência da Informação/Arquivologia pela Universidade de Brasília. Atuou como gestora nas áreas de comunicação institucional e Ouvidoria em instituições públicas e privadas. Implantou a Ouvidoria da Secretaria de Estado do Governo do DF. Implantou a Ouvidoria Geral do Grupo Educacional Católica (UBEC) e rede de ouvidorias filiais. É Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores do Distrito Federal (ABO-DF), Conselheira da ABO Nacional e Membro do Fórum Nacional de Ouvidorias Universitárias de Hospitais Universitários.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo