Governo de Goiás divulgará ranking do Programa de Compliance Público

Seminario Compliance assinatura ranking

Governador Ronaldo Caiado lançou o Ranking do PCP durante seminário do programa que tem o objetivo de combater a corrupção

 

O governo de Goiás conta com um ranking para medir o comprometimento dos órgãos estaduais com o Programa de Compliance Público do Poder Executivo (PCP). Como afirma o governador Ronaldo Caiado, o Programa de Compliance Público é como a vacina que irá combater uma doença chamada corrupção. O ranking começou a vigorar este mês e é coordenado pela Controladoria-Geral do Estado. Ele expressa, por meio de indicadores preestabelecidos, a capacidade de gestão dos órgãos onde o programa foi implantado e o nível de capacitação dos servidores. O resultado do Ranking PCP 2019 será divulgado na primeira quinzena de dezembro.

Na apuração, são consideradas em uma tabela de avaliação, cuja pontuação total pode chegar a 100, as ações dos órgãos voltadas aos quatro eixos do PCP – ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos. Cada eixo possui, como critério de pontuação, metas ligadas à melhoria da capacidade de gestão da instituição e à capacitação de servidores nos cursos específicos oferecidos pela CGE e pela Escola de Governo.

Serão 20 atividades avaliadas na tabela de pontuação. No eixo ética, conta-se, por exemplo, a divulgação de matérias, mensagens e notas internas e externas que abordem o tema semanalmente. No eixo transparência, um dos critérios está relacionado à pontuação obtida no índice do Prêmio Goiás Mais Transparente, que analisa todos os sites da transparência. Na responsabilização é avaliada, entre outras, a quantidade de ações corretivas atendidas, decorrentes das inspeções realizadas pela CGE e, no eixo gestão de riscos, uma das atividades pontuadas é a implementação do plano de controle para tratamento dos riscos médios, altos e extremos detectados pelo órgão.

O Ranking PCP 2019 será aplicado aos 21 órgãos e entidades incluídos na primeira etapa do PCP. A partir de 2020, ele será estendido a todos os órgãos do Poder Executivo. Neste ano participam a CGE; Procuradoria-Geral do Estado; Secretaria de Administração; Secretaria da Economia; Secretaria da Educação; Secretaria da Segurança Pública; Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros Militar e Diretoria-Geral de Administração Penitenciária. Ainda Secretaria da Saúde; Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Secretaria de Desenvolvimento Social; de Indústria, Comércio e Serviços; Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Goiás Previdência; Goinfra; Detran; Ipasgo; UEG e Saneago.

Para conhecer a íntegra da portaria que instituiu o Ranking do PCP clique aqui.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo