CGE inicia trabalhos para Plano Plurianual do Governo

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) iniciou nesta terça-feira (28/05) o levantamento dos dados do órgão para a elaboração do Plano Plurianual – PPA 2020/2023 do Estado de Goiás. A condução técnica dos trabalhos, na CGE, está a cargo da Assessoria de Harmonização e Gestão Estratégica, sob responsabilidade da gestora pública Kérima Martins Parreira. 

A CGE foi dividida em seis áreas para a coleta dos dados. Hoje a Superintendência de Correição Administrativa e Superintendência de Inspeção deram sua contribuição na elaboração do PPA. Na quarta-feira (29/05) será a vez da Superintendência de Transparência, Controle Social e Ouvidoria e da Assessoria de Inteligência em Controle Interno. E na quinta-feira (30/05) as Superintendências de Auditoria e de Gestão Integrada. De olho nos eixos traçados e com uma visão de atuação conjunta entre os diversos órgãos, os técnicos vão apresentar os problemas e buscar soluções para os próximos quatro anos.

O PPA é coordenado pela Secretaria da Economia e elaborado em conjunto com as demais secretarias e órgãos do governo goiano. O planejamento é um instrumento de política pública que leva ao estabelecimento de ações, alinhado ao plano de governo. O cidadão também poderá contribuir com idéias para a construção do PPA, pelo site www.ppa.go.gov.br.

Este ano o diferencial do PPA será o foco em resultados e nas promessas de campanha, buscando contemplar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O plano de governo foi dividido em oito eixos: saúde integral; educação plena; paz e acolhimento; infraestrutura sustentável; desenvolvimento econômico; governança e gestão transformadora; e responsabilidade fiscal, sendo que estes dois últimos possuem interface direta com a CGE.

O objetivo dos eixos: Responsabilidade Fiscal e Governança e Gestão Transformadora é alcançar a sustentabilidade financeira e solvência fiscal capaz de gerar liquidez e potencializar o financiamento de investimentos. O estado quer com isso conquistar a confiança do cidadão na gestão pela solidez de suas instituições e por sua atuação mais próxima do cidadão. Outro destaque desse eixo será o controle social como garantia de participação da sociedade na gestão através de canais efetivos para o diálogo. Assim, para atingir os resultados esperados pelo Governo, todos os órgãos vão identificar, nesta primeira etapa do PPA, os problemas para alcançar resultados com a criação de produtos.

 

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