Programa de Compliance Público é apresentado em reunião do Focco

Reuniao Focco 12 4 2019 19

 

O Programa de Compliance Público (PCP) do Poder Executivo de Goiás foi destaque na reunião ordinária do Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Goiás (Focco-GO), realizada nesta sexta-feira (12/4), na sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, apresentou aos representantes dos diversos órgãos integrantes do fórum um panorama geral do programa e as ações que são realizadas em cada um de seus quatro eixos, que são ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos. Ziller reforçou o comprometimento do governador Ronaldo Caiado para que a Controladoria-Geral do Estado implante o programa em todos os órgãos da administração direta, indireta e autárquica até o final deste ano. 

Para o controlador, todo o trabalho desenvolvido pelo Estado com o intuito de prevenir o risco de corrupção tem como meta oferecer melhores serviços à população. “Entendemos que o Programa de Compliance Público só terá sucesso se, ao final de sua implantação em cada secretaria e autarquia, a instituição puder contribuir, com sua atuação, para a melhoria da qualidade de vida dos goianos”, afirmou.

O subchefe da Controladoria-Geral, Marcos Tadeu de Andrade, que também coordena o PCP e as equipes da CGE responsáveis pela consultoria e implantação da gestão de riscos nos órgãos, detalhou o modelo de implementação do programa em Goiás. Ele apresentou conceitos e matrizes levados em conta no levantamento dos riscos para proporcionar informações seguras e confiáveis aos gestores das instituições no processo de tomada de decisão. Cerca de 150 servidores estaduais envolvidos na gestão de riscos receberam capacitação desde fevereiro, número que, segundo a CGE, deve chegar a 500 até o final do ano.

Integram o Focco-GO instituições como a Advocacia Geral da União (AGU), Controladoria-Geral do Estado (CGE), Controladoria-Geral do Município de Goiânia, Controladoria Regional da União no Estado de Goiás (CGU/GO), Delegacia da Receita Federal do Brasil e Departamento da Polícia Federal em Goiás. Ainda, Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Ministério Público do Trabalho em Goiás, Ministério Público Federal em Goiás, Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Ministério Público junto ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, Procuradoria Federal em Goiás, Procuradoria-Geral do Estado de Goiás, Procuradoria-Geral do Município de Goiânia e Tribunal de Contas da União (TCU).

  

Reuniao Focco TCE 2

 

 

Reuniao Focco 12 4 2019 21

 

Reuniao Focco TCE 3

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo