Projeto prevê cursos de extensão na área de transparência e combate à corrupção

Os representantes das instituições que compõem o Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CTPCC) aprovaram projeto para realização de cursos de extensão em Goiás que visem medidas de aperfeiçoamento dos métodos de incremento e controle da transparência na gestão pública estadual, bem como estratégias de combate à corrupção e à impunidade. A aprovação ocorreu durante reunião ordinária do Conselho, realizada nessa quarta-feira (29/8), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

O projeto de extensão foi construído por um grupo de trabalho composto pelos conselheiros que representam a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Ministério Público de Goiás (MP-GO) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A proposta é que os cursos de extensão voltados à transparência e ao combate à corrupção tenham chancela da UFG, com etapas de sensibilização, capacitação e certificação. A área jurídica da Controladoria-Geral do Estado (CGE) formatará o modelo de cooperação entre o Estado de Goiás e a UFG para que o projeto seja efetivado.

Os integrantes do Conselho de Transparência também discutiram na reunião a construção da programação do Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado em 9 de dezembro. Ficou definido que em Goiás serão realizados eventos no dia 6 de dezembro, para mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância desse tema. No próximo encontro do CTPCC, em outubro, serão apresentados os detalhes e os responsáveis pelas ações.

O Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção é um órgão colegiado integrado por 19 entidades do poder público e da sociedade civil, que tem por finalidade sugerir e debater medidas de aperfeiçoamento da transparência na gestão da administração pública, bem como estratégias de combate à corrupção e à impunidade. Preside o Conselho a Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Compõem o Conselho de Transparência, pelo poder público, as seguintes instituições: Controladoria-Geral do Estado de Goiás; Secretaria de Estado da Casa Civil; Secretaria de Estado da Fazenda; Secretaria de Estado da Gestão e Planejamento; Procuradoria-Geral do Estado; Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas dos Municípios e Fórum Goiano de Combate á Corrupção. Os representantes da sociedade civil são: Associação Goiana de Imprensa; Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás; Fórum Empresarial; Fórum dos Trabalhadores; Fórum das Universidades Privadas; Universidade Federal de Goiás; Universidade Estadual de Goiás; Fórum dos Servidores Públicos do Estado de Goiás; Sindicato dos Gestores Governamentais do Estado de Goiás; Comitê para Democratização da Informática e União Estadual dos Estudantes.

Comissão Transparência reunião 29 8 2018 2

 

Comissão Transparência reunião 29 8 2018 5

 

Comissão Transparência reunião 29 8 2018 1

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo