População convocada a vacinar crianças no segundo Dia D

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com as secretarias municipais de Saúde, realiza no sábado, 1º de setembro, o segundo Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A ação, que será em todo o País, visa oferecer mais uma possibilidade para os pais ou responsáveis levarem as crianças que ainda não vacinaram às unidades de saúde em dia alternativo.

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começou em 6 de agosto e até terça-feira (28/8) foram administradas em Goiás 277.966 doses contra a poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil, o que indica uma cobertura vacinal de 76,23%. Já contra o sarampo (tríplice viral) foram aplicadas 274.315 doses, o que representa 75,23% de cobertura.

A campanha tem a meta de imunizar no mínimo 95% das crianças maiores de 1 ano e menores de 5 anos, o que representa 346.364 crianças. Conforme os registros do Ministério da Saúde, dos 246 municípios goianos, somente 47 (19,10%) conseguiram atingir a meta para poliomielite e 44 (17,88%) alcançaram a meta para o sarampo. O Estado está em oitavo lugar no ranking de crianças vacinadas, com índices superiores às médias nacionais.

O secretário da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, conclama os pais ou responsáveis pelas crianças a vaciná-las em um dos cerca de 950 postos de saúde localizados em todo o território goiano e outros 1 mil postos volantes. “Estamos em um momento delicado, de risco do ressurgimento destas doenças”, afirma, destacando que a vacinação é o meio mais eficaz de prevenção. (Secretaria Estadual da Saúde)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo