CGE-GO implanta sistema para fiscalizar editais de licitação

A Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) implantará nas próximas semanas um sistema que fiscaliza editais licitatórios. O sistema Alice tem a finalidade de auxiliar na identificação e na prevenção de eventuais irregularidades em editais de licitações.

A adoção do software foi acertada durante reunião realizada recentemente no Ministério da Transparência, em Brasília, com o secretário federal de Controle Interno, Antonio Leonel. No encontro, discutiu-se a formalização de parcerias entre o Estado e a União para a cessão de metodologias e tecnologias para utilização conjunta no órgão goiano.

Segundo relato do sub-chefe da Controladoria, André Góes, a reunião foi bastante produtiva: “A equipe da CGU foi solícita e receptiva às nossas demandas, autorizando de imediato a utilização do software Alice, que possibilita a fiscalizações de editais de licitação”.

35804778_1688413424545205_4647642548326629376_o.jpg

Representantes da CGE em reunião para discutir e fomentar parcerias entre o Estado e a União para a cessão de metodologias e tecnologias para utilização conjunta no órgão goiano.

O coordenador da área de Tecnologia da Informação da CGE-GO, Fausto Cruzeiro de Morais, explica que o sistema fica ligado o tempo todo. “Ele tem acesso à base de dados de licitações do governo Federal e, assim, analisa o conteúdo do mesmo para ver se encontra alguma irregularidade”, relata o coordenador.

O processo de licitação tem algumas regras. Uma delas, por exemplo, é a que proíbe o gestor de promover licitações direcionadas a um determinado fornecedor ou marca. Fausto explica que o robô lê o texto e manda um alerta para os auditores: “A vantagem do sistema é que não precisa de um ser humano para analisar o conteúdo. O software faz esse papel”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo