Estado e Prefeitura de Goiânia devem firmar parceria no Programa Goiás na Frente

Em visita oficial ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende, hoje de manhã, o governador José Eliton acenou para a ampliação das parcerias entre o Estado e o Município de Goiânia. “Foi uma agenda de cortesia, uma visita ao prefeito Iris Rezende, como forma de demonstrar o nosso respeito, o nosso apreço e nosso objetivo comum, que é apontar caminhos e soluções para Goiás e para Goiânia”, assinalou o governador, para quem Iris tem todo um histórico, uma biografia, de serviços prestados a Goiás e a Goiânia.

O governador chegou ao Paço Municipal e foi recepcionado no estacionamento privativo pelo prefeito. Os dois subiram até o quinto andar, onde fica o gabinete de Iris. Lá, estavam perfilados todos os integrantes do primeiro-escalão da Prefeitura. Eles foram apresentados um a um ao governador pelo prefeito.

Depois, José Eliton e Iris tiveram uma reunião reservada, por mais de uma hora. Na saída, em entrevista coletiva à imprensa, o governador adiantou que o principal assunto discutido foi o convênio da Prefeitura de Goiânia com o programa Goiás na Frente. Segundo ele, a administração municipal está ultimando alguns ajustes no projeto de expansão da Avenida Leste Oeste, para depois assinar o convênio com o governo do Estado. O governador convidou o prefeito, e ele aceitou de pronto, para a realização, pelo governo estadual,  de uma grande solenidade para repasse dos recursos do programa a Goiânia. O valor a ser repassado pelo Estado à Prefeitura de Goiânia, no convênio do Goiás na Frente, é de R$ 35 milhões, mas o prefeito pediu hoje uma suplementação de R$ 17 milhões para estender a Leste-Oeste até as proximidades do Residencial Nelson Mandela, no conjunto Vera Cruz. “Repito, o objetivo do prefeito e o nosso é agirmos de mãos dadas para solucionar os problemas”, alertando que num tempo moderno como o atual, “ninguém quer saber mais de diferenças políticas, quer saber é de resultados, por isso o prefeito atua de forma republicana, moderna, assim como eu faço”, disse Eliton.

Os dois gestores acertaram que Estado e Prefeitura vão atuar de forma integrada e harmônica em relação às ações na área de Saúde, cada um tomando suas diretrizes, “mas naquilo que for necessário e possível”, nas palavras do governador, vão atuar “de forma conjunta”. Segundo José Eliton, tanto ele quanto o prefeito têm um objetivo comum, “que não é ficar fazendo jogo de empurra, mas dar solução aos problemas da Saúde”. Também garantiu que os secretários de Saúde do Estado e do Município de Goiânia devem seguir as orientações que fizeram parte do diálogo que teve com o prefeito.

Iris disse que ficou sensibilizado com o gesto do governador, que se dispôs a visitá-lo antes mesmo que fosse ao Palácio das Esmeraldas, para uma visita oficial do prefeito da Capital ao governador. “Com a evolução da ciência, da tecnologia, o mundo político também tem se evoluído”, disse Iris, afirmando que pode dizer a Goiânia inteira que “nós estamos vivendo um tempo de compreensão, de espírito público, de responsabilidade”.

Iris disse ainda que “quando a nação inteira vive perplexa diante de tantos atos danosos ao futuro do Brasil, aqui em Goiás e em Goiânia nós desenvolvemos um trabalho acionado pelo espírito público, pelo amor ao nosso Estado e à nossa cidade”.

O prefeito garantiu que conversou sobre várias questões com o governador e, aos jornalistas, disse que não tenham dúvida: “Nós continuaremos unindo as forças da prefeitura, do Estado, para fazer de Goiânia uma cidade que se sinta realizada e um Estado que se sinta contemplado”. Por fim, Iris garantiu que terá a melhor relação institucional com o governo do Estado: “Juntos, vamos dar aquele recado para o povo”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo