Crer entrega 327 dispositivos ortopédicos a pacientes de Rio Verde e cidades da região

Nesta semana o caminhão da Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) está estacionado em frente à Associação Pestalozzi de Rio Verde, cidade no Sudoeste do estado, a 233 km de Goiânia. A oficina vai entregar 327 dispositivos ortopédicos como órteses, próteses, coletes, palmilhas e calçados para pés neuropáticos confeccionados a partir de prescrições médicas e avaliações feitas por profissionais do Crer, fisioterapeuta e técnicos ortopédicos.

O atendimento começou na segunda-feira (26/2) e vai até sexta-feira (2/3). Hoje, amanhã e depois, os pacientes serão atendidos das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Na sexta-feira, das 8h ao meio dia. Além da população de Rio Verde, os moradores vizinhos dos municípios vizinhos de Acreúna, Aparecida do Rio Doce, Cachoeira Alta, Caçu, Castelândia, Itajá, Itarumã, Lagoa Santa, Maurilândia, Montividiu, Paranaiguara, Porteirão, Quirinópolis, São Simão, Santa Helena de Goiás, Santo Antô,nio da Barra e Turvelândia também serão beneficiados com o atendimento.

O veículo realiza a confecção de adaptações, ajustes, e alguns consertos em dispositivos já utilizados pela população. O objetivo desse programa é facilitar o acesso das pessoas com mais dificuldade de  serem atendidas na oficina ortopédica fixa do CRER, seja pela distância e/ou regulação dos serviços. A oficina ortopédica itinerante terrestre está vinculada ao CRER, pois a unidade já possuir oficina ortopédica fixa habilitada pelo Ministério da Saúde. O Crer é reconhecido como Centro Especializado em Reabilitação nível 4 pelo Ministério da Saúde (CER IV) e atende os quatro tipos de deficiência: física, auditiva, visual e intelectual.

De agosto a dezembro de 2017, a oficina ortopédica itinerante terrestre do Crer já percorreu quatro municípios, atendeu mais de 730 pessoas e dispensou mais 1.200 dispositivos ortopédicos. Este ano o caminhão visitou as cidades de São Luís dos Montes Belos e Itumbiara. Em março, estará em Ipameri, e tem agenda até dezembro nas principais cidades do estado, cobrindo todo o território goiano.

Como ser beneficiado

1º: Procurar a Unidade de Saúde mais próxima da residência e realizar consulta com um médico da Unidade Básica de Saúde. Se houver indicação do médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional para utilização da órteses ou próteses, este paciente de posse do encaminhamento/prescrição, deverá procurar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de seu município.

2º: De posse do encaminhamento/prescrição a pessoa deverá procurar a SMS para ser Regulado e Agendar avaliação com os profissionais da Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre.

3º: Após procedimento autorizado pela SMS da sua cidade, o paciente será informado sobre o dia, horário e local em que a Oficina Itinerante estará na região

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo