Agehab coleta assinaturas em 284 escrituras do Jardim Dom Fernando I e II

A equipe da Agência Goiana de Habitação (Agehab) realiza na quarta-feira (31/1) coleta de assinaturas em 284 escrituras de famílias do Jardim Dom Fernando I e II, na região Leste de Goiânia. O atendimento com o programa Casa Legal – Sua Escritura na Mão será realizado na Chácara Margareth – Setor Grande Retiro, às 17 horas, com a presença do presidente da Agehab, Luiz Stival. A coleta de assinaturas em escrituras é uma das últimas etapas do processo de regularização fundiária. Após a coleta, as escrituras são enviadas para registro em cartório para posteriormente serem entregues gratuitamente aos beneficiários.

Em junho do ano passado, a Agehab realizou audiência pública com as famílias do Jardim Dom Fernando I e II esclarecendo todas as etapas do processo e deu início ao cadastramento dos imóveis para regularização fundiária. Em Goiânia, atualmente, mais de 20 bairros são atendidos com o programa Casa Legal. Foram regularizados na capital mais de 10 mil imóveis de um total de 24,3 mil processos abertos ao longo dos últimos sete anos.

O presidente da Agehab, Luiz Stival, afirma que o Casa Legal é um programa estruturado que mostra resultados concretos. “O sucesso do programa de regularização fundiária do Governo de Goiás deve-se ao diálogo franco e aberto com a comunidade. A equipe da Agehab realiza com muito êxito todas as etapas do processo de regularização nos bairros e, tenho certeza, nesse não será diferente. O Casa Legal é hoje um dos programas sociais mais inclusivos que existe, pois instaurou a legalidade e a segurança patrimonial nos bairros atendidos, um dos compromissos do governador Marconi Perillo  na área de habitação resgatado pela Agehab”, salienta Stival.

O Jardim Dom Fernando surgiu de processo de ocupação urbana no final da década de 80, em terrenos de domínio da Cúria e do Estado. Decorridos 30 anos, as famílias ainda aguardavam pela legalização do bairro e escrituração dos imóveis, o que ocorrerá agora com o programa Casa Legal, do Governo de Goiás.

A Agehab executará integralmente a regularização dos imóveis implantados em áreas de domínio do Estado no Jardim Dom Fernando II, um total de 204 imóveis. Já os 388 imóveis do Jardim Dom Fernando I, pertencentes à Igreja, serão regularizados com auxílio da Agehab, por meio de parceria firmada com a Arquidiocese de Goiânia. A Agehab executará a parte técnica e o cadastramento das famílias para que a Arquidiocese efetue o registro do bairro e a escrituração dos imóveis. Finalizada esta etapa de assinatura de 284 escrituras, a Agehab fará novo cadastramento para as famílias que não atenderam a primeira convocação.

Modelo de regularização urbana

A Agehab executa desde 2011 o programa Casa Legal – Sua Escritura na Mão, um dos mais premiados do País e que se tornou referência nacional em execução de políticas públicas de regularização fundiária urbana. Este programa já conquistou vários prêmios nacionais, a exemplo do Prêmio Lúcio Costa, da Câmara Federal e Selo de Mérito da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC). Com o Casa Legal, o Governo de Goiás já entregou, gratuitamente, cerca de 20 mil escrituras, das quais mais de 10 mil em Goiânia, a maioria na região Noroeste da Capital. O programa está em andamento em 52 municípios para legalização de 104 bairros. São mais de 30 mil imóveis com processo de regularização em andamento na Agehab.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo