Saúde faz operação para zerar índice de Aedes em Aparecida de Goiânia

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) e Corpo de Bombeiros Militar, e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, desencadearam na manhã desta segunda-feira, dia 22, a operação Aparecida contra o Aedes. A força-tarefa, que integra a grande ação Goiás contra o Aedes, efetivada em todo o Estado desde o final de 2015, visa vistoriar e monitorar os cerca de 258 mil imóveis localizados em Aparecida de Goiânia com o propósito de eliminar os focos do Aedes aegypti.

O lançamento do Aparecida contra o Aedes aconteceu no Centro de Cultura e Lazer José Barroso (Rodeio Show) com as presenças do secretário de Estado da Saúde de Goiás em exercício, Deusdedith Vaz, da superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Maria Cecília Martins Brito, do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, do secretário municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, Edgar Tollini, e do coordenador operacional da ação Goiás contra o Aedes, major Antônio Moura, entre outras autoridades.

A força-tarefa será realizada até o dia 31 de janeiro. Neste período, equipes compostas por profissionais de saúde e componentes do Corpo de Bombeiros farão visitas de casa em casa com o objetivo de identificar os criadouros do Aedes aegypti, conscientizar a população sobre a necessidade da adoção desta prática de forma rotineira e, ainda, autuar os proprietários dos imóveis reincidentes, que já haviam sido alertados para a necessidade de eliminação de todo e qualquer objeto que acumula água parada e que, por isso, se transformam em criadouros do inseto.

Durante a ação, também será recolhido o lixo acumulado em passeios públicos e lotes baldios. Em seu pronunciamento, Deusdedith Vaz assegurou que o combate sistemático ao mosquito Aedes aegypti e a diminuição da incidência das doenças transmitidas pelo inseto, entre as quais dengue, zika e chikungunya, constituem uma das principais políticas de saúde da SES-GO. “Estamos desenvolvendo esta ação em todos os municípios do Estado e almejamos vencer o grande desafio de reduzir drasticamente os índices de infestação do inseto”, disse.

O prefeito Gustavo Mendanha ressaltou que inicialmente a força-tarefa prossegue até 31 de janeiro. Ele destacou que se o quantitativo de criadouros for eliminado, Aparecida de Goiânia será referência de município no combate ao Aedes para o País. A campanha se estenderá durante todo o ano no município, com a realização de vistorias mensais pelas equipes de profissionais de saúde.

O Corpo de Bombeiros deslocou para a ação 36 componentes da corporação. Além de integrar os grupos de trabalhadores nas visitas domiciliares, quando necessário, os bombeiros vão se responsabilizar por reunir os dados registrados e inseri-los no Sistema de Georreferenciamento. Tal sistema, desenvolvido especialmente para o Goiás contra o Aedes, possibilita constatar, por meio de gráficos e mapas, as quadras onde foram realizadas as visitas, as que ainda não foram vistoriadas, além dos índices de infestação do mosquito.

Os dados da SES-GO demonstram que o índice de infestação do Aedes aegypti em dezembro em Aparecida de Goiânia foi de 1,75%, o que coloca o município em sinal de alerta. Neste ano, até 13 de janeiro, foram notificados 70 casos de dengue e confirmado 1 caso da doença em Aparecida de Goiânia. Murilo do Carmo enfatiza que a SES-GO, em parceria com as prefeituras municipais, Corpo de Bombeiros e instituições e entidades parceiras, não medirá esforços para manter os níveis de infestação do inseto extremamente baixos em todo o Estado, com a realização incessante da ação em todos os municípios goianos.

Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo