Educação de Goiás é destaque em seminário nacional

Muito além do papel pedagógico, as escolas  da rede estadual de Goiás exploram habilidades socioemocionais e se engajam para o desenvolvimento pleno de cada estudante da rede. O foco não é formar apenas um estudante, mas um cidadão. As ações e ferramentas que contribuem para esse objetivo foram apresentadas na terça-feira (12/12), no projeto Summit: Experiências Exitosas na Educação Pública do País. O seminário, realizado pelo jornal Correio Braziliense, apresentou as experiências exitosas de Goiás, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal.

À frente da terceira apresentação, Raquel Teixeira, falou sobre os sistemas de avaliação e as ferramentas que o sistema educacional de Goiás utiliza para aprimorar os resultados. Entre eles estão a Avaliação Dirigida Amostral (ADA) – que faz um diagnóstico pedagógico da rede e permite avaliar a progressão dos alunos -, o Sistema Integrado Goiás 360 – um painel de diagnóstico e mensuração em tempo real -, além do Caderno de Atividades Aprender +, as tutorias educacionais, e os projetos de inclusão social, que objetivam a equidade e caminham para alcançar a excelência na Educação goiana.

“Goiás tem um arsenal de medidas que funcionam como termômetros do ensino. Mais importante que isso são os remédios e um deles é o conjunto de cadernos Aprender +, que foi uma inovação sustentável e que no ano que vem vai trabalhar as questões sócioemocionais, fundamentais para a formação não só do aluno, mas também do cidadão. Nós trabalhamos muito pra ter uma escola inspiradora, que estimule o debate e o crescimento”, enfatizou a secretária. Raquel frisou que é imprescindível criar um clima de valorização da escola uma vez que o sistema educacional é a forma de democratização das oportunidades. “São as oportunidades que são dadas para cada criança e jovem que as tornam adultos melhores e mais capacitados”.

Prova da preocupação de Goiás com essa valorização, que começa na base, é o apoio que a Seduce tem dado à educação infantil. Só em 2017 foram destinados mais de 21 milhões para 52 municípios prioritários. Valor para investimento em novas salas, mobiliário e equipamentos pedagógicos. “Estamos repassando recursos, dando formação para professores, ligando todos no nosso sistema de gestão (Sige) para que possamos acompanhar essas cidades. Poderíamos dizer que a educação infantil não é nossa responsabilidade. Mas a Educação é”, reforçou.

Governo na palma da mão

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