Conselho de Políticas Sobre Drogas apresenta balanço positivo no exercício de 2017

A reunião do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CEPOD) que aconteceu na terça-feira (12/12) foi para relatório e análise das ações realizadas durante o ano de 2017, numa parceria com o Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED). A presidente Ivânia Fernandes explicou da importância de continuação dos trabalhos e os resultados positivos conquistados, seja pela criação de novos conselhos municipais, seja pela parceria com projetos específicos do GEED como o VemSer.

Também foi colocado que as comunidades terapêuticas tem à sua disposição recursos financeiros junto ao Governo Federal, bastando para isso, se adequarem às normas do Ministério da Saúde e que o GEED se mantém à disposição para apoiar. Atualmente 32 CTs recebem verbas e atuam em conformidade às leis. Foram entregues a vários municípios kits para mobiliarem salas de conselhos municipais. Outro assunto ressaltado foi a entrega dos equipamentos de som para alunos que participaram de concurso de redação nas escolas, com temas sobre a importância da música em suas vidas. Eles ganharam cajons e violões, sorteados ao longo do semestre. Esses equipamentos foram doados pelo Rotary Clube Araguaia.

Conscientização

Ao mesmo tempo Ivânia falou das dificuldades encontradas em alguns municípios para o trabalho preventivo contra as drogas, tendo em vista que há mudanças em cargos nas prefeituras, o que emperra ações e os contatos em andamentos. Temos de conscientizar os governos municipais sobre ações de prevenção. “Infelizmente, se não for pelo amor, aprenderão pela dor”, disse ela sobre a importância do trabalho na implantação das políticas sobre drogas. E exemplificou que ainda existem à disposição, vários kits gratuitos para equipar salas de conselhos municipais.

Ainda foi colocado o anúncio do Ministério da Saúde, durante reunião da Comissão de Intergestores Tripartite (CIT), que congrega gestores da pasta e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais, a criação de um grupo de trabalho para a revisão de Política Nacional de Saúde Mental. O conselheiro Símaro Jordão, representante da Loja Maçônica Grande Lojas elogiou as ações do Conselho e do GEED realizadas com empreendedorismo e determinação, e “mesmo diante das dificuldades e do desamor que vemos hoje até mesmo dentro das casas, mas o esforço e a dedicação têm superado desafios quase intransponíveis”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo