Governo estadual trabalha para ampliar o número de vagas em presídios

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), vai ampliar número de vagas no sistema prisional, segundo consta o cronograma de investimentos do programa Goiás na Frente, uma das iniciativas coordenadas pelo vice-governador José Eliton. São 60 ações em todas as regiões do estado, das quais 57 já estão em andamento e outras três já foram concluídas. Os empreendimentos estão a cargo da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop).

Entre as atividades estão a construção e revitalização de unidades prisionais, reaparelhamento das forças policiais, investimentos em inteligência e reforço do efetivo. Aquisição de equipamentos e armamentos, projetos de capacitação profissional, oficinas permanentes e ampliação na oferta de vagas em presídios também estão contemplados no programa. “As ações visam a humanização dos espaços destinados à ressocialização daqueles que cometeram crimes e cumprem pena em unidades de detenção em Goiás”, pontua o vice-governador José Eliton, que ocupou a pasta de fevereiro de 2016 até janeiro desse ano.

Na grande Goiânia, por exemplo, o déficit de vagas será reduzido com a construção de duas unidades penais masculinas para regime fechado. Os empreendimentos têm capacidade de atendimento para 776 internos. Outra obra é ampliação de 300 vagas na Unidade Penal Casa de Prisão Provisória, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Além disso, será construída uma unidade penal para o regime semiaberto, com capacidade total para 388 apenados. Somente nos dois projetos o governo vai investir cerca de R$ 93 milhões. Outros investimentos, como a construção de tanques de contenção de esgoto fazem parte dos investimentos na unidade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo