Secretaria da Educação anuncia criação da Superintendência de Segurança Escolar

Durante a abertura hoje (22/11) do segundo dia do II Seminário Estadual de Gestores Escolares, que está sendo realizado desde ontem na Pousada dos Pirineus, em Pirenópolis, a secretária da Educação, Raquel Teixeira, anunciou a implantação da Superintendência de Segurança Escolar na Seduce. A nova unidade trabalhará com foco na promoção da cultura de paz, prestará orientação e suporte às escolas e contribuirá para o fortalecimento das políticas públicas nessa área.

A titular da Seduce também anu nciou a implementação do projeto Aprender+, elaborado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio da superintendência de Gestão Pedagógica. A ferramenta uiliza uma metodologia inovadora para garantir avanços ainda maiores no desempenho dos alunos. Até agora, a iniciativa era direcionada somente para as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Outra boa notícia dada pela secretária foi a conclusão de 22 novas escolas na região do Distrito Federal. “Estamos aguardando apenas os últimos serviços para fazer a entrega à comunidade”, explicou ela, afirmando, em seguida, que a meta é encerrar a atual gestão com 62 novas unidades educacionais em todo o Estado. “Na área da Educação, o Governo de Goiás tem investido em todas as frentes para garantir aos nossos alunos, professores e gestores todas as condições necessárias para que a aprendizagem aconteça dentro de escolas com boa infraestrutura e cercada por um ambiente de paz e tranquilidade”, frisou Raquel Teixeira.

Seminário

Na abertura do II Seminário Estadual de Gestores Escolares – Valorizando Experiências e Compartilhando Boas Práticas, Raquel Teixeira destacou a importância do trabalho em parceria com o Instituto Unibanco na formação dos gestores e na mobilização dos alunos por meio do Programa Jovem de Futuro, que estimula o protagonismo juvenil e combate a evasão escolar no Ensino Médio.

Para a secretária, o encontro inova ao propor reflexões e debate sobre o modelo de gestão das escolas brasileiras. “Essa troca de experiências é fundamental para crescermos e avançarmos, pois cria um sentimento de respeito e confiança entre os gestores e nos abre a perspectiva de percebermos que até os erros são boas oportunidade de aprendizado. No fundo, o que acontece aqui é uma prática de inovação que nos dá oportunidade de dialogarmos e trocarmos experiências sobre os bons resultados na rede pública de Goiás. É um método novo e inovador que está mudando para melhor as nossas práticas de gestão”.

O superintendente de Ensino Médio da Seduce, João Batista Peres Júnior também frisou que a parceria com o Instituto Unibanco tem sido muito importante para aprimorar o processo de gestão e de aprendizagem nas escolas públicas de Goiás. “Nesse seminário, os nossos diretores estão tendo uma excelente chance de trocar experiências educacionais e compartilhar as boas práticas que ajudam a transformar a realidade de suas escolas”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo