Programa Jovem Cidadão terá 5 mil oportunidades de emprego em 2018

O programa Jovem Cidadão surgiu como modelo de desenvolvimento social para a juventude de Goiás. Com mais de 30 mil jovens atendidos ao longo dos 17 anos de existência, é hora de se encontrar e reconhecer o trabalho desenvolvido, trocar experiências e celebrar os resultados do programa na vida dos jovens e suas famílias. É com este objetivo que o Governo de Goiás via Secretaria Cidadã realiza hoje (22/11) o II Encontro do Programa Jovem Cidadão, oportunidade em que serão lançadas novas vagas para o primeiro emprego.

O evento será das 14 às 17h30, no ginásio Goiânia Arena, e deve receber cerca de 4 mil jovens ativos no programa e seus familiares, além de egressos do programa. Cerca de 220 caravanas oriundas dos 245 municípios do interior e da capital estão sendo mobilizadas para participar do evento. A solenidade de abertura, que também vai entregar uma Unidade Móvel de Aprendizado, contará com as presenças da secretária Lêda Borges, do superintendente executivo de Desenvolvimento e Assistência Social, Anderson Soares, além de prefeitos e outras autoridades.

“O programa Jovem Cidadão é um exemplo de política pública para juventude e vai continuar beneficiando mais jovens goianos no próximo ano, a partir da sensibilidade social do governador, que não mediu esforços para ampliar os programas sociais em Goiás”, diz a secretária se referindo ao aumento do número de vagas no programa, que crescerá das atuais 3.624 para 5 mil no próximo ano. No evento, será disponibilizado acesso à internet para interação do público nas redes sociais, com premiação para as fotos mais curtidas do evento. Uma programação dinâmica e interativa com sorteio de brindes, palestras, apresentação do novo portal do programa (www.jovemcidadao.go.gov.br), show da Banda EX4 e outras atrações.

Estudo e trabalho

Criado no primeiro governo de Marconi Perillo, o Jovem Cidadão proporciona ao jovem das camadas mais vulneráveis da sociedade a possibilidade de ter uma aprendizagem laboral ao mesmo tempo em que mantém os estudos escolares. Atualmente com 3624 vagas distribuídas em todos os 246 municípios do Estado, o programa contrata (com carteira assinada) jovens de 14 a 17 anos.

Para participar, o adolescente deve ter idade entre 14 e 18 anos incompletos (idade limite para inclusão: 17 anos e três meses, para permitir um melhor aproveitamento), estar devidamente matriculado e possuir frequência mensal em unidade regular de ensino ou ter concluído o ensino médio, ter renda familiar até 2 salários mínimos. Adolescente sujeito à medida socioeducativa ou de proteção legal também pode participar. O programa é executado pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), com investimento anual de R$ 51 milhões pelo Governo de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo