Secima promove Ciclo de Palestras para debater a Reserva da Biosfera do Cerrado

Até o dia 8 de dezembro deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) promove o 1ºCiclo de Palestras sobre a Reserva da Biosfera do Cerrado. O tema já vem sendo discutido em diversos municípios goianos e vai se estender até dezembro. A pauta de debates é extensa e tem como objetivo mostrar o quanto a revitalização da Reserva modifica a vida do município para melhor; identificar as oportunidades no Território para o Desenvolvimento Sustentável; promover a cooperação e a formação de redes no território; busca identificar e potencializar Projetos Demonstrativos no Território da Reserva e divulgar e difundir a pauta dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Minaçu foi o primeiro município a receber o ciclo de palestras sobre a Reserva da Biosfera do Cerrado. A Superintendente Executiva de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secima Jaqueline Vieira, foi a palestrante, e falou para alunos do curso técnico de Meio Ambiente (Pronatec) e do Instituto Federal Goiano (IFG), além de gestores municipais e representantes de entidades organizadas da região  O ciclo passará em 26 municípios, em quatro etapas. A primeira etapa passou pelos municípios de Alto Paraíso, Cavalcante, Minaçu, Colinas, Teresina de Goiás, Campos Belos e Monte Alegre.

O Ciclo vai terminar nos dias 7 e 8 de dezembro, em Posse, durante o 2o Diálogo para a Sustentabilidade, que contará com a reunião do Comitê da Reserva e uma extensa pauta de discussões voltadas para o equilíbrio econômico e ambiental da Região. O Comitê da Reserva da Biosfera do Cerrado foi instalado e seus representantes empossados no dia 4 de outubro. Os debates tomaram corpo durante o 1o Diálogo para a Sustentabilidade, nos dias 26 e 27 de outubro, em meio ao incêndio que mobilizou entidades ambientalistas e voluntários da região. 

A Reserva da Biosfera é o Maior Patrimônio do Estado de Goiás e dua revitalização foi uma solicitação Direta da Unesco A riqueza que esta reserva proporciona às suas populações e o caminho para chegar ao equilíbrio entre exploração e preservação é o tema do encontro para exposição e discussão da Reserva da Biosfera do Cerrado e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com as discussões em andamento, é importante que a população participe desse processo de reconstrução e preservação do patrimônio natural da Reserva.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo