Hospitais estaduais aderem ao Outubro Rosa e alertam para prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosa é um movimento que ocorre internacionalmente voltado à prevenção do câncer de mama e é apoiado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Embora a doença esteja evidente no ano inteiro, esse mês foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo. Durante todo o período, espaços e monumentos são iluminados com a cor rosada.

As unidades de Saúde da rede pública também participam das ações do Outubro Rosa. Os hospitais estaduais costumam iluminar suas fachadas na cor rosa, em alusão ao tema. O Hospital Alberto Rassi (HGG), com a implantação do Serviço de Mastologia, realiza neste sábado, dia 7, 12 cirurgias para retirada de nódulos mamários. O Serviço de Cirurgia Plástica também operará mulheres que farão a reconstrução tardia das mamas.

O HGG, cujo prédio está iluminado na cor rosa, também promoverá uma palestra aberta ao público sobre como evitar o câncer de mama, segundo tipo mais frequente no mundo. O bate papo com os usuários do SUS acontece nesta quarta-feira, dia 4, às 8h30, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), com a médica Flávia Vidal.

O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) resolveu ampliar a mensagem e discutir durante o mês outras questões também voltadas à melhora da qualidade de vida das mulheres, com palestras agendadas para o dia 19 de outubro, no auditório da unidade, voltadas aos colaboradores e usuários do Hugol. “Sexualidade” será a primeira palestra do evento, ministrada pela ginecologista e obstetra Lorena Apolinário. Já o segundo encontro será sobre “Fisioterapia na Incontinência Urinária Feminina”, ministrado pela fisioterapeuta Thaís Cristina Lopes de Souza.

Prevenção

Em Goiás, a Secretaria do Estado da Saúde pretende informar a comunidade sobre a importância de diagnosticar precocemente o câncer de mama. A Gerência da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da SES-GO também oferece apoio às secretarias municipais de Saúde para a realização de atividades durante este mês. Um exemplo é a parceria com a Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, na promoção até o dia 18 de outubro do Espaço Múltiplo Rosa, no Aparecida Shopping.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima dessa idade apresenta uma incidência crescente e progressiva, especialmente depois dos 50 anos. Estatísticas indicam aumento dessa incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

O método de rastreamento deste tipo de câncer é a realização do exame de mamografia e a recomendação, atualizada em 2016, é de que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Essa é também a rotina adotada na maior parte dos países que implantaram o rastreamento do câncer de mama e tiveram impacto na redução da mortalidade por essa doença. Em Goiás, no ano de 2016 foram realizadas 43 mil 580 mamografias, uma média de 3.632 por mês.

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) apoia e incentiva a campanha Outubro Rosa que este ano tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. Em alusão a campanha, a fachada da instituição foi iluminada na cor rosa com o objetivo de fortalecer as orientações para o diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama, desmistificando preconceitos em relação à doença. O dia Rosa no Crer este ano acontecerá no dia 27, data em que todos os colaboradores são convidados a vestirem uma peça de roupa na cor rosa. 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo