Cidade de Goiás recebe atendimento da oficina ortopédica itinerante terrestre do Crer

Os serviços da oficina ortopédica itinerante terrestre do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) seguem hoje e amanhã (4 e 5 de outubro) na cidade de Goiás. Os atendimentos, iniciados no dia 2, são realizados no Centro Especializado em Reabilitação (CER), local onde o caminhão está instalado. A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde – Programa Viver sem Limites, com participação da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), com a gerência técnica do Crer).

A prestação dos serviços ocorre em um caminhão adaptado à produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos, calçados para pés neuropáticos e permite, ainda, a confecção de adaptações, ajustes, e alguns consertos em dispositivos já utilizados pela população, cujo acesso à oficina ortopédica fixa do Crer é comprometido pela distância e/ou regulação dos serviços. Cadeiras de rodas, muletas, bengalas e andadores não serão dispensados através da unidade itinerante. Para esses itens, as pessoas devem procurar a Secretaria de Saúde do Município.

A cidade de Goiás é o segundo município que vai receber os atendimentos da oficina ortopédica itinerante.  Os serviços iniciaram no mês de agosto na cidade de Ceres, e em apenas 05 dias a oficina ortopédica itinerante realizou 306 atendimentos e dispensou 467 dispositivos ortopédicos. O atendimento é integralmente ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, dez caminhões foram distribuídos pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil.

O caminhão adaptado percorre cidades do Estado de Goiás, sendo prioritárias, inicialmente, as mais populosas e designadas como pólos aos demais municípios, que possuem ou não Centros Especializados em Reabilitação (CER). Para o atendimento, o serviço conta com um carro de apoio e uma equipe especializada formada por quatro técnicos ortopédicos, sendo um sapateiro; três auxiliares de órteses; um fisioterapeuta e três motoristas.

Como ser beneficiado 

Em primeiro lugar, procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e realizar consulta com um médico da Unidade Básica de Saúde. Se houver indicação do médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional para utilização da órteses ou próteses, o paciente de posse do encaminhamento/prescrição, deverá procurar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de seu município.

De posse do encaminhamento/prescrição a pessoa deverá procurar a SMS para ser Regulado e Agendar avaliação com os profissionais da Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre. Após procedimento autorizado pela SMS da sua cidade, você será informado sobre o dia, horário e local em que a Oficina Itinerante estará na região.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo