Governo de Goiás lança nesta segunda as obras do Centro de Inovação Rural da Emater

Nesta segunda-feira (18/9), às 8 horas, o Governo de Goiás vai lançar a pedra fundamental do Novo Centro de Inovação Rural de Goiás. O Centro será administrado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). A cerimônia será realizada no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Goiânia, e contará com a presença do governador Marconi Perillo, entre outras autoridades.

O Centro de Inovação Rural irá reunir, num único complexo, a estrutura central administrativa, de assistência técnica e de pesquisa agropecuária da Emater. Além de seis unidades laboratoriais, o Centro contará ainda com um novo prédio para abrigar a sede da Agência, atualmente situada no Setor Leste Universitário, em Goiânia.

As obras também preveem a reforma do Centrer. Localizada no Campus II da Universidade Federal de Goiás (UFG), a unidade já conta com espaços didáticos, auditório e hospedaria, que passarão por revitalização e ampliação. Os trabalhos serão realizados em etapas. Na última semana de agosto, teve início a construção das unidades laboratoriais. Os processos para edificação da nova sede e para reforma do Centrer estão em estágio licitatório. As obras devem ser iniciadas nos próximo trimestre.

Laboratórios

As unidades laboratoriais deverão proporcionar o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de fitopatologia e sementes, cultura de tecidos e biotecnologia, entomologia e controle biológico, solos e resíduos e biofábrica. O objetivo é que as unidades impulsionem a realização de pesquisas aplicadas, com foco na resolução de problemas enfrentados por produtores rurais goianos.

Os recursos para construção do Centro de Inovação Rural serão disponibilizados pelo Governo de Goiás por meio do Pacto de Gestão Pública. Ao todo, estima-se um investimento de R$ 27,1 milhões para a realização das obras. O Pacto é tutelado pela Secretaria Estadual e Gestão e Planejamento (Segplan) e tem como objetivo aprimorar a eficiência técnica e operacional das unidades do poder público.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo