Vai até dia 15 a Hackatona da transparência para facilitar acesso aos dados do Governo

Começa hoje (11/12) e vai até dia 15 deste mês a hackatona, uma espécie de maratona competitiva entre rackers-cidadãos que vão acessar dados do Portal da Transparência do Governo de Goiás e criar programas e aplicativos que facilitem o acesso da população aos dados governamentais. A seleção vai premiar os ganhadores com um período de vivência dentro de grandes empresas de tecnologia da informação (TI), além de terem a chance do projeto ser adotado pelo governo do Estado.

Durante a hackatona, os participantes serão desafiados a criarem projetos que facilitem o acesso da sociedade às informações e criem utilidades para este acesso. A competição ocorre dentro da programação do evento Líderes, Empreendedores e Talentos a Serviço de Goiás (Let’s GO). De acordo com secretário de gestão e planejamento de Goiás, Thiago Peixoto, o objetivo da competição é tirar da população as soluções que a administração pública precisa. “A sociedade tem fortes demandas e, ao mesmo tempo, tem ideias empreendedoras para solucionar problemas. Essa é uma forma de fazer com que as ideias da população entrem de fato no cotidiano do governo e se transformem em ações efetivas”, afirmou o secretário.

O analista de marketing Thiago Bueno, de 30 anos, foi um dos primeiros competidores a se inscrever. Ele já participou de outras competições em eventos como a Campus Party e a Startup Weekend.  Ele afirma estar ansioso para a sua primeira hackatona que tem como foco uma política pública para a sociedade. “Desde novo eu sempre quis fazer um trabalho para a sociedade. E esta é uma oportunidade não só para o meu crescimento profissional, como também, e principalmente, para ajudar a população, contribuir com as soluções dos problemas que a gente tanto reclama”, disse.

Categorias

Estão disponíveis três categorias com 20 vagas em cada. A primeira, de designer, é destinada para quem quer desenvolver a interface do projeto. A segunda categoria é a de desenvolvedor, que é o responsável pelo desenvolvimento e programação da tecnologia proposta.  Por último, o empreendedor, que ficará responsável pela gestão e aspecto comercial da startup desenvolvida pela equipe.

Thiago se inscreveu como designer e pretende levar a experiência dele no desenvolvimento de interfaces como diferencial no trabalho da equipe para a qual ele for escalado. “Eu não penso nem só em um, mas em vários projetos com os quais que posso contribuir para fazer o bem”, disse.

As equipes serão formadas no primeiro dia de evento e já receberão o banco de dados para desenvolvimento dos projetos. Na segunda-feira (14), três equipes campeãs serão anunciadas. Seis pessoas vão participar do júri da competição; o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), os jornalistas Fabiana Pulcineli, Carlos Willian e João Unes. Vão participar também Rodrigo Fernandes, da Microsoft, e Juliana Sakai, do Transparência Brasil.

O secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, lembrou que os jurados foram escolhidos para avaliar diversos critérios relacionados ao projeto. “Tivemos a preocupação de unir especialistas, pessoas que lidam com os dois lados, tanto da disponibilização dos dados, no caso dos profissionais de TI, da CGE e do Transparência Brasil, quanto quem lida diariamente com a busca de dados, como os jornalistas”, reiterou. O projeto, que recebeu o nome de Let’s GO, vai envolver diversas áreas do Governo Estadual, sempre com o objetivo de encontrar soluções para problemas recorrentes da população.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo