UEG participa do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Professores e bolsistas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) participam a partir de hoje (18/7) até o dia 28, do XVI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Realizado toda segunda quinzena de julho, na Vila São Jorge, o evento reúne indígenas, quilombolas e representantes das mais diversas culturas brasileiras e de outros países.  Os participantes compartilham suas artes, fé, músicas, danças e costumes, por meio de debates, rodas de prosa, oficinas e demais ações, com o objetivo de preservar o patrimônio cultural e incentivar políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais.

A UEG é uma das parceiras do evento ao oferecer transporte para alguns dos participantes e promover trabalhos como oficinas e rodas de prosas. Para Ademário Batista de Sousa Neto, coordenador de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PrE), trata-se de uma oportunidade para a vivência prática do conhecimento apresentado, debatido e pesquisado na Academia.

Caráter científico

“A extensão leva conhecimento para a comunidade e a UEG traz o conhecimento da comunidade para dentro da sala de aula; temos muito a crescer com os conhecimentos dessas comunidades”, explica Neto. É ainda, de acordo com ele, oportunidade para dar um caráter mais científico aos projetos de extensão realizados pela UEG com temáticas sobre povos quilombolas, culturas tradicionais e religiões.

O Encontro é também uma oportunidade de apresentação de temáticas similares às que serão abordadas no 2º Simpósio Nacional de Expressões Culturais no Cerrado: Territórios e Manifestações Populares, o Sinasec. O simpósio será promovido em Pirenópolis, de 3 a 5 de agosto, pelo Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (Teccer) da UEG

No Encontro na Chapada dos Veadeiros, cinco professores e dois bolsistas estarão representando a UEG. Eles vão promover três rodas de prosas, duas oficinas, distribuir o Estatuto da Juventude e realizar o Projeto Cineclube na Praça, com a exibição de documentários e filmes sobre a temática do evento. As atividades desenvolvidas pela Universidade durante o Encontro ocorrem entre os dias 18 e 30 de julho.

A UEG também leva ao evento dois representantes quilombolas em Goiás. São eles José Dias, que vai falar de suas experiências como líder do Quilombo Porto Leocádio, do município de São Luís do Norte (GO); e Maria Lúcia das Dores Ferreira. Ela vai abordar seu trabalho como presidente da Associação Quilombola Urbana Jardim Cascata, de Aparecida de Goiânia (GO). Mais informações sobre o Encontro: www.encontrodeculturas.com.br.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo