Treinamento de servidores para mapeamento de riscos de corrupção tem sequência

A Controladoria Geral do Estado dá continuidade ao treinamento de servidores dos órgãos e entidades do governo estadual para a realização do mapeamento de riscos de corrupção nos processos governamentais, conforme previsto no Decreto nº 7.905 de 11 de junho de 2013. Até sexta-feira (14/3) a terceira turma de servidores faz a última etapa do Módulo 2, cujo tema central é Prevenção e Mapeamento de Riscos de Corrupção.

Outra turma terá capacitação no períodos de 17 a 21 deste mês e a última turma receberá o conteúdo no período de 7 a 11 de abril. Após a finalização dos treinamentos, serão iniciados os trabalhos de mapeamento de risco propriamente dito. Além de identificar pontos vulneráveis nas ações finalísticas, o mapeamento funciona como ferramenta de gestão governamental, porque proporciona a adoção de medidas para coibir e minimizar erros e desvios que podem ensejar práticas de corrupção.

O mapeamento de riscos de corrupção em processos governamentais foi realizado em caráter pioneiro na Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos no ano de 2012, com resultados positivos. Pela experiência exitosa, o governador Marconi Perillo determinou a adoção da medida em todos os processos dos órgãos e entidades da administração pública do Estado. Para gerenciar e padronizar os procedimentos, assegurando resultados mais eficazes, a área de Tecnologia da Informação da Controladoria desenvolveu a ferramenta de gerenciamento denominada Sistema de Mapeamento de Risco de corrupção, que já vem utilizada nos treinamentos e será adotada como padrão por todos os órgãos e entidades governamentais.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo