Tocantins cria o Integra SUS baseado no Conecta SUS implantado em Goiás

O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann, o Conecta SUS, implantado pelo Governo de Goiás, serviu de inspiração e exemplo para o Governo do Tocantins. Na segunda-feira (20/2), o governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e a vice-governadora, Claudia Lélis (PV), inauguraram o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra SUS) tocantinense.

Na solenidade, Marcelo Miranda destacou que a implantação do Centro vai concentrar informações para a gestão dar respostas ágeis às demandas da população. “O Integra SUS é o segundo implantado no Brasil e vai concentrar os indicadores de saúde, em tempo real, para subsidiar nas decisões em nível estadual e municipal”, disse reforçando que a iniciativa vai permitir a realização de teleconferências com os municípios tocantinenses. “A população depende dos políticos, quer saber dos resultados. Portanto, o bom político deve superar qualquer mal entendido, quando o objetivo é beneficiar a comunidade”, sustentou.

Conecta SUS

A Estação Conecta SUS é uma plataforma tecnológica que apura e coordena centenas de indicadores de Saúde no Estado. O projeto da Secretaria da Saúde de Goiás permite a concentração das informações estratégicas para a gestão do SUS por compilação, compartilhamento e análise dos indicadores de saúde, fomentando discussões internas e externas com os diversos parceiros e setores institucionais.
A iniciativa goiana tem chamado a atenção e servido de exemplo para vários estados brasileiros e também vários países, entre eles Dinamarca, Canadá e Moçambique. Técnicos do Ministério da Saúde também estiveram em Goiás para conhecer o Conecta SUS. Vale lembrar, que em janeiro deste ano, técnicos da Organização Panamericana de Saúde (Opas) estiveram na Secretaria de Estado da Saúde para trazer e buscar conhecimento técnico em diversas áreas. A Opas oferece cooperação técnica em Saúde em diversas áreas.

Durante a visita, Regiane Rezende, oficial nacional da Opas, disse que a organização tem recebido demandas de outros Estados que estão com esse desafio de integrar a atenção à assistência. Ela ressaltou que , a própria Estação Conecta SUS possibilita a análise  da situação em Saúde com dados mais atualizados, na geração de informações para gestão em diferentes níveis e com a possibilidade de ampliação. “O Conecta SUS é uma referência para o Estado do Tocantins. Inclusive, temos, também, um termo de cooperação técnica com aquele Estado. Lá estão implementando o Integra SUS. Ou seja, Tocantins também está bebendo  dessa experiência”, salientou Regiane, durante a visita.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo