SSP amplia horário de atendimento integrado em cinco delegacias de Goiânia

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), por meio da Polícia Civil, amplia o atendimento ao cidadão através de cinco delegacias estrategicamente localizadas na Capital e que, a partir de agora, também estão aptas a fazer o Registro de Atendimento Integrado (RAI) em horário fora do expediente.

São elas o 1º Distrito Policial (Centro), 8º (Pedro Ludovico), 14º (Vila Pedroso), 15º (Bairro Goiá) e 22º (Jardim Curitiba). Estas delegacias funcionavam, assim como as demais, das 8 às 18 horas, executando suas atribuições de praxe – inclusive o RAI. A partir de agora, em dias úteis, terão o horário estendido até 23 horas. E aos finais de semana e feriados, também atenderão das 8 horas à meia-noite, somente para o Registro de Atendimento Integrado.

O RAI possibilita o registro único de uma ocorrência, seja ela da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e outros órgãos que compõem a segurança pública. O sistema agrupa, no ato do registro da ocorrência, os dados para o órgão desejado. Ele também é a base da Plataforma de Sistemas Integrados (PSI), que muda a dinâmica do principal instrumento utilizado pelas forças de segurança no curso inicial de qualquer tratativa de evento: a ocorrência ou notificação de crime.

“Agora, com essa ampliação do atendimento, teremos mais agilidade e eficiência”, assegura o delegado Regional da Polícia Civil de Goiânia, Josuemar Vaz de Oliveira. “Esta ampliação facilita o acesso da população uma vez que estas cinco delegacias estão espalhadas por diversas regiões de Goiânia”, disse o delegado. “É uma forma de manter a população mais próxima da polícia”, complementa.

Central de Flagrantes

A Central de Flagrantes e Pronto Atendimento ao Cidadão, no setor Cidade Jardim (próxima ao Instituto de Criminalística e ao complexo de Delegacias Especializadas), também segue com o funcionamento padrão, ou seja, 24 horas por dia, sete dias por semana. Lá, em meio a outras funções desempenhadas pelos profissionais da Central, também já era possível fazer o Registro de Atendimento Integrado.

Em janeiro deste ano, a Polícia Civil inaugurou a Central de Flagrantes. O espaço dá mais dinamicidade ao processo do flagrante e, neste contexto, agiliza o trabalho dos profissionais e a participação dos demais envolvidos, como vítimas e testemunhas. Essa maior agilidade implica diretamente na liberação dos policiais militares, que fazem a condução de suspeitos, vítimas e testemunhas às delegacias. Isso resulta no retorno quase imediato dos PMs ao trabalho preventivo nas ruas.

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