Seminário debate gestão eficiente na administração pública

 A gestão eficiente na administração pública, através de processos de negócios, está sendo discutida em Goiânia no 2º Seminário de Gestão por Processos na Administração Pública, que acontece nesta quinta-feira (30/03) no Mercure Hotel, simultaneamente ao Fórum de Secretários de Estado da Administração (Consad). O evento foi aberto, oficialmente, pelo secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, representando o governador Marconi Perillo, pela presidente do Consad, Alice Viana, também secretária de Administração do Pará e pelo secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Henrique Villa da Costa Ferreira.

O 2º Seminário de Gestão por Processos na Administração Pública é uma iniciativa da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), em parceria com o Consad. O tema central é: Como entregar melhores produtos e serviços em tempo de crise, por meio da gestão eficiente dos processos de negócios. O objetivo do encontro é inserir o governo de Goiás nos cenários nacional e internacional no que tange a inovação da administração pública, bem como difundir a importância da gestão por processos de negócios, visando, sobretudo, entregar melhores serviços aos cidadãos.

O Seminário de Gestão por Processos na Administração Pública terá cinco palestras. A primeira, na parte da manhã, foi ministrada pelo professor da UFG e coordenador do MBA de Gestão de Processos de Negócios do Ipog, Nivaldo Morais, que falou sobre Como fazer mais e melhor mesmo em tempo de crise por meio da gestão eficiente dos processos. Segundo o professor Nivaldo, embora pareça utopia, é possível sim entregar melhores produtos e serviços em tempos de crise, por meio da gestão eficiente dos processos de negócios. A saída, afirma, é mudar o jeito de fazer. “Com iniciativa e gestão é possível identificar oportunidades e melhores processos de negócios gerando resultados mesmo em tempos difíceis”, disse.

O gerente de Escritório de Processos da Segplan, Marcelo Lima, abordou o tema Promovendo a transformação organizacional por meio do alinhamento entre estratégia e operação. Ele lembra que a transformação organizacional é um assunto amplo e que tem sido muito debatido. Entre os aspectos considerados nessa transformação destaca-se o alinhamento dos processos de negócios às estratégias da organização.

Para Marcelo Lima o alinhamento visa identificar todos os processos que impactam diretamente nos objetivos estratégicos prioritários, permitindo que as ações de melhoria de processos sejam mais assertivas e contribuam efetivamente para o alcance dos objetivos. Ele cita que nos projetos de gestão por processos conduzidos pela gerência de Escritório de Processos da Segplan, realizados em parceira com órgãos da administração direta, a etapa de alinhamento ocorre imediatamente após a identificação dos processos de negócio e da sua estruturação em uma arquitetura de processos e cadeia de valor. A partir daí, observa, a organização tem as condições reais de começar a sua transformação.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo