Seminário busca desenvolvimento sustentável na APA do João Leite

A procura por um modelo de produção de renda e geração de emprego aliado a um aumento da qualidade de vida e preservação ambiental é o objetivo do Seminário APA do João Leite: Alternativas para o Desenvolvimento Sustentável, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), MP-GO, Saneago e Abrampa, às 8 horas desta quinta-feira, dia 29.

Serão três painéis que vão abordar o panorama socioeconômico da região; o desenvolvimento sustentável; e programas de apoio para os municípios, produtores e prestadores de serviço da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Ribeirão João Leite. O seminário será realizado no auditório da Câmara Municipal de Terezópolis de Goiás, Rua Afonso Félix, nº 1, Centro, Terezópolis de Goiás, entre Goiânia e Anápolis. O evento é aberto a toda a população.

Estarão presentes representantes de diversos segmentos sociais, como o Comitê da Bacia do Rio Meia Ponte, Fieg e Associação dos Municípios de Goiás, entre outros. Com uma área de 72.128,00 hectares, a APA do João Leite envolve os municípios de Goiânia, Terezópolis de Goiás, Goianápolis, Nerópolis, Anápolis, Campo Limpo de Goiás e Ouro Verde de Goiás.

A Área de Proteção foi criada pelo Decreto Estadual nº 5.704, de 27 de dezembro de 2002. O Decreto Estadual nº 5.845, de 10 de outubro de 2003, delimita a APA João Leite. Entre seus objetivos, está o de proteger os recursos hídricos da bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite; assegurar condições para o uso do solo compatíveis com a preservação dos recursos hídricos; conciliar as atividades econômicas e a preservação ambiental; proteger os remanescentes do bioma cerrado; melhorar a qualidade de vida da população local por meio de orientação e do disciplinamento das atividades econômicas; disciplinar o turismo ecológico e fomentar a educação ambiental.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo