Segurança e tema central do Agenda Goiás em São Luís de Montes Belos

Nesta quinta-feira (24/9), na UEG de São Luís de Montes Belos, o sexto fórum do projeto Agenda Goiás – Participação e Competitividade discutiu o tema Segurança Pública. Com a presença de especialistas e autoridades, a comunidade pode participar do encontro com sugestões de políticas públicas para serem implementadas pelos próximos dez anos em Goiás. Presente no evento, o governador Marconi Perillo ressaltou a importância da criação de uma política nacional de segurança pública. “A Constituição de 88 estabelece que a responsabilidade pela segurança pública seja dos Estados. Com isso, a grande responsabilidade com investimentos e recursos com pessoal nessa área sobra para os governos estaduais”, explicou.

Como alternativa, Marconi defendeu a vinculação de receitas do governo federal para a segurança pública. “Isso melhorou a saúde e a educação. Tem que acontecer a mesma coisa com a segurança pública. O governo federal também tem que investir. A união precisa coordenar a política nacional de segurança pública e injetar dinheiro nessa área”, declarou.
O governador lembrou ainda da necessidade do combate à reiteração do crime. “As polícias trabalham com muita competência. Os crimes são descobertos e encaminhados ao Judiciário, mas a legislação é frouxa”, disse, lembrando ainda da importância do trabalho nas fronteiras do país como forma de coibir o tráfico de drogas. “Temos um contingente enorme nas Forças Armadas. Não estamos em guerra. Por que eles não estão nas nossas fronteiras?”, perguntou.

Para o secretário de Segurança Pública de Goiás Joaquim Mesquita, a maior demanda hoje da população é por segurança. “Não só em Goiás, mas em todo o Brasil”, completou ainda dizendo que hoje alguns Estados têm conseguido resultados melhores nessa área porque começaram a agir antes. Segundo ele, Goiás tem implantado um modelo de gestão inspirado nas boas práticas de outros Estados.

“Na segurança lidamos com indicadores, mas também com algo subjetivo que é a sensação de segurança”, pontuou Mesquita, lembrando ainda da questão do tráfico. “A sociedade sempre enfrentou e enfrentará problemas com relação às drogas. O uso de drogas sempre foi e será um problema de saúde pública e a proibição do uso de drogas o transforma em um problema de segurança pública”, detalhou.

Participações

A prefeita de São Luís de Montes Belos Mércia Tatico (PTB) parabenizou o governador Marconi pelo investimento em segurança. Mas, segundo ela, segurança não depende só do serviço público, mas de toda a sociedade. “Se temos uma educação de qualidade e oferta de emprego, temos uma boa segurança”, comentou.

O diretor-superintendente do Sebrae, Igor Montenegro, apresentou o estímulo ao empreendedorismo como uma das opções de combate ao crime. “O Brasil precisa de soluções inovadoras e eficientes e muitos vão para o crime por falta de alternativa de renda”, afirmou após apontar o tráfico de drogas como a raiz dos problemas de segurança pública no país está no tráfico de drogas.

“O Brasil tem um dos mais altos índices de homicídios do mundo e a terceira maior população carcerária. A sociedade busca uma resposta para a questão do tráfico, mas o trabalho da segurança pública não é 100 metros rasos. É uma maratona. E a segurança em Goiás vem apresentando resultados cada vez melhores”, arrematou.

O Agenda Goiás é uma realização do jornal O POPULAR, com apoio do Governo de Goiás, da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO). A ideia é colher sugestões de políticas públicas para serem implementadas pelos próximos dez anos em Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo