Segplan acerta detalhes sobre integração da Plataforma Logística com a Norte-Sul


 

O Governo de Goiás deu continuidade às negociações com a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. para a integração da Ferrovia Norte-Sul com a Plataforma Logística Multimodal de Anápolis. Em reunião realizada na quinta-feira, na sede da empresa, com participação do secretário de Gestão e Planejamento Joaquim Mesquita e o diretor de Operações da empresa, Marcus Expedito de Almeida, foi tratada da definição dos limites físicos da intercessão da área de operação da ferrovia com a Plataforma Logística.

A reunião desta terça-feira deu continuidade às tratativas retomadas na semana passada durante encontro do governador Marconi Perillo com o diretor-presidente da Valec, Mário Mondolfo. Na oportunidade, o governador de Goiás afirmou que o objetivo é transformar Anápolis no principal centro logístico do Brasil. Na oportunidade, ele também foi acompanhado do secretário Joaquim Mesquita.

De acordo com Mesquita, no encontro, que teve a participação do superintendente executivo de Gestão Antônio Eurípedes de Lima e do gestor de Planejamento Alexandre Demartini, foi discutida a forma como seria efetivada a integração das duas estruturas. O objetivo é que o escoamento de cargas seja realizado por modais diferentes, seja ferroviária, rodoviária ou aéreo, por meio do Aeroporto de Cargas de Anápolis, cujas obras estão em andamento.

Porto em São Simão

A Valec também desenvolve um projeto executivo para a construção de um novo Porto em São Simão, que deverá escoar soja, farelo de soja e biocombustível. Tratativas nesse sentido estão sendo discutidas com o principal grupo investidor da região – Caramuru – que deseja ter acesso a uma nova modalidade de transporte que não seja apenas a Hidrovia Paranaíba-Paraná-Tietê.

Os polos de cargas ao longo da Ferrovia Norte Sul são centros de transferência de cargas e serviços logísticos, ancorados em uma operação ferroviária. O transporte é caracterizado pela utilização de dois ou mais modais de transporte, sendo utilizados pela FNS no momento o rodoviário e o ferroviário em uma mesma solução logística. Quando utilizada de forma racional, a intermodalidade pode reduzir os custos logísticos. O projeto original da Norte Sul e seus ramais prevê a construção de polos nas cidades de Uruaçu, Anápolis, Santa Helena e São Simão.

Governo na palma da mão

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