Seduce transfere gestão de ginásios para prefeituras e entrega cheques reforma

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), oficializou hoje (10/5) no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, a transferência de gestão de 50 ginásios de esporte para 46 prefeituras. Na ocasião, foram entregues a todos os prefeitos cheques Mais Moradia modalidade Comunitário, no valor de R$ 50 mil cada.

O evento contou com as presenças do governador de Goiás, Marconi Perillo, secretária da Seduce, Raquel Teixeira, secretário de gestão e planejamento, Joaquim Mesquita, secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, presidente da Assembléia Legislativa de Goiás, deputado Helio de Souza, presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival, o superintendente executivo de esporte da Seduce, Junior Vieira, 16 deputados estaduais, prefeitos, entre outras autoridades.

O governador Marconi Perillo afirmou que a transferência da administração desses espaços significa dimensionar a aplicação de dinheiro público. “Nós temos que nos esforçar para simplificar as coisas. Pensando em uma forma criativa, mais barata e conjunta, nós chegamos a conclusão de que o melhor caminho seria a destinação aos prefeitos, independente de partido, porque os ginásios ficam nas cidades e é nas cidades que as pessoas precisam desse equipamento. O Estado está fazendo sua parte não só transferindo a administração, mas dando condições para os seus munícipes tocar esses espaços”, ressaltou.

Integração social

A secretaria Raquel Teixeira acredita que, com a medida, os ginásios retomarão o conceito de espaços de integração social. “O município tem mais condições de acompanhar, fiscalizar, manter e mobilizar a população para usufruir de um espaço que é dela. A tendência do sistema federalista é dar condições para que as coisas aconteçam localmente. Eu aposto muito que, com a administração local, a situação desses locais vai mudar para melhor. É um jogo de ganha-ganha”, ressaltou a secretária.

Raquel também informou que após o ano eleitoral as áreas onde os ginásios estão construídos serão doados definitivamente para as mãos dos municípios. “Agora estamos fazendo a cessão de uso, mas no próximo ano faremos a transferência de escritura para os prefeitos. Nós queremos que os ginásios de esporte passem a ser parte vibrante do dia a dia da cidade”, complementou.

Esta foi a primeira etapa da cessão de uso, que transferiu 50 ginásios de esportes para 46 prefeituras (Confira a relação abaixo). De acordo com o superintendente executivo de esporte da Seduce, Junior Vieira, ainda este ano outros 100 ginásios serão entregues para as prefeituras. “Serão 50 em junho e outros 50 em julho. Já no ano que vem, serão mais 100 transferências, totalizando assim 250 estruturas administradas definitivamente pelas prefeituras. Administrados pelo agente correto, esses espaços serão colocados à disposição da população também de forma adequada”, afirmou.

Cheques reforma

O investimento do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), na reforma dos ginásios é de R$ 2,5 milhões. O Cheque Comunitário deve ser utilizado para a compra de materiais básicos de construção, de estrutura e vedação, de instalação ou acabamento. Os municípios devem aplicar os recursos de imediato e a utilização da verba será fiscalizada por equipes técnicas da Agehab. Para o presidente da agência, Luiz Stival, o governo está cumprindo seu objetivo de investir em esporte e lazer nos municípios.

O vice-presidente da Agência Goiana de Municípios (AGM) e prefeito da cidade de Vianópolis, Issy Quinan, afirmou que o cheque foi essencial para transformar o ginásio da cidade em um espaço de convivência. “Nós daremos inicio imediato as obras do ginásio de nossa cidade e traremos mais um benefício para nossa população”, disse.

Na cidade de Piranhas, o ginásio que não era utilizado há mais de seis anos já está passando por reformas. “Esse recurso que está vindo será essencial para dar continuidade a nossa reparação e será aplicado na troca do piso e na pintura. Com essa transferência de gestão, nós ganhamos mais autonomia para manter, fiscalizar, conduzir os espaços públicos da maneira correta e até investir dinheiro da prefeitura no espaço que agora é nosso”, finalizou André Ariza, prefeito da cidade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo