Seduce lança projeto que propõe lixo zero nas escolas estaduais

A partir do mês de agosto, dez escolas da rede pública estadual em Goiânia passarão a integrar o Projeto Escola Resíduo Zero Goiânia (PERZG), uma iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) em parceria com a Sociedade Resíduo Zero (SRZero) e a Sociedade de Integração e Ação Comunitária (Vida Melhor).

O projeto foi lançado na quarta-feira (10/5) no auditório do Ministério Público do Estado de Goiás (MP/Goiás), com a presença de educadores, promotores de Justiça, integrantes de organizações não-governamentais da área ambiental e ainda da gerente de Programas Transversais da Seduce, Silvia de Freitas, e da superintendente de Ensino Fundamental da Seduce, Márcia Rocha Antunes, que representou a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, no evento.

Parceria

Gerente de Programas Transversais da Seduce, Silvia de Freitas Alves, lembrou que as ações do projeto Escola Resíduo Zero estão fundamentadas nas leis de nº 9795/99 que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental e a de nº 12.305/10 que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O biólogo Giovane Moraes Toledo, coordenador do projeto Escola Resíduo Zero Goiânia, afirmou que a proposta da parceria com a Seduce é contribuir para uma gestão eficiente dos resíduos gerados nas residências, empresas, órgãos públicos e instituições de ensino de forma a preservar, ao máximo, o meio ambiente.

Especialista em educação ambiental, ele explica que serão capacitados sete educadores em cada escola que posteriormente se tornarão multiplicadores do projeto. “E cada unidade educacional ganhará também uma estação de compostagem para o reaproveitamento de todo o lixo produzido”.

Como participar

Para participar do PERZG, as escolas da rede pública estadual de Goiânia deverão se inscrever pelo site http://www.escolaresiduozero.com.br/site/ até o dia 21 de maio. No período de 22 a 26 do mesmo mês será realizada uma visita técnica às instituições de ensino que se inscreveram para uma avaliação dentro dos critérios de seleção. Já a formação dos educadores será realizada nos dias 13 e 14 de junho.

Silvia de Freitas afirma que terão prioridade as escolas que já desenvolvem ações e projetos de educação ambiental, que ofereçam espaço para a implantação da estação de compostagem e que já contam com hortas escolares. Em novembro, segundo ela, a Seduce realizará um seminário para apresentar os resultados práticos do projeto Escola Resíduo Zero Goiânia.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo