Seduce capacita gestores em educação integral

Diretores, coordenadores pedagógicos, secretários e coordenadores administrativos de 42 unidades de ensino da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) participaram na quinta-feira (12/1) , em Goiânia, de encontro realizado pela pasta para aprimorar a proposta de funcionamento das escolas de tempo integral da rede. Durante todo o dia, os 190 participantes receberam informações sobre o modelo de educação e tempo integral desenvolvido pela pasta. O trabalho desenvolvido pela Seduce tem a parceria dos institutos de Corresponsabilidade Pela Educação (ICE), Natura e Sonho Grande.

Dentre as 42 escolas de Ensino Médio que participam do programa, estão unidades que já são de tempo integral e outras 21 que estão em transição para o aumento da carga horária. O novo grupo que passará pela mudança tem apoio financeiro do Ministério da Educação (MEC). A ação está relacionada à Medida Provisória 746/2016, que tem o objetivo de reformar esta faixa do ensino no Brasil. Um grupo de seis escolas que já oferecia a carga horária expandida também receberá o apoio financeiro do MEC, totalizando 27 unidades que participam da transição para o novo modelo de Ensino Médio.

Formação

“Não é só o tempo que será acrescido. Nós trabalhamos a perspectiva de educação em tempo integral. Por isso nós trouxemos os diretores e coordenadores, para que eles entendam melhor essa proposta em que todos os tempos e espaços são formativos”, explica a superintendente de Ensino Fundamental e coordenadora das escolas de tempo integral da Seduce, Márcia Rocha de Souza Antunes.

Um dos conceitos empregados na educação de tempo integral é a corresponsabilidade. Isso significa que equipe pedagógica, alunos e pais participam do processo de gestão e responsabilização das decisões tomadas nas escolas. A superintendente acrescenta que a Seduce já vem trabalhando o protagonismo e o desenvolvimento da autonomia dos jovens. “A proposta está centrada nesta perspectiva que o jovem tenha projeto de vida, visão de futuro e desenvolva a capacidade de escolhas para a sua vida”, diz Márcia Antunes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo