Secretários empossados anunciam ações imediatas

Um dia após o anúncio de mudanças em seu secretariado, o governador Marconi Perillo empossou na manhã de hoje (25/2), no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico, o vice-governador e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, na Secretaria de Segurança Pública, o ex-secretário de Segurança Pública Joaquim Mesquita, na Secretaria de Gestão e Planejamento e o ex-secretário da Segplan Thiago Peixoto, na secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Os ajustes na equipe ocorreram dentro da perspectiva de o Estado fortalecer três de suas principais áreas de atuação – o Desenvolvimento, que ganhou atribuições que visam a modernização do processo de crescimento de Goiás; a Segurança Pública, que precisa de novas ações para coibir o crime e combater o tráfico de drogas, e o Planejamento, a quem o Estado  outorgou a competência de gerir os principais programas de inovação da administração pública.

Diante de um auditório lotado de lideranças e representantes de entidades de classe, os secretários empossados discursaram com tom de satisfação ao assumir suas novas posições. Primeiro a discursar, Joaquim Mesquita agradeceu o governador por ter-lhe dado “mais uma demonstração de confiança em meu trabalho”. Disse considerar exitosa a sua passagem pela Segurança Pública, atribuindo os bons índices alcançados ao trabalho da equipe. “Tão exitosa – salientou – que a administração da Segurança Pública de Goiás foi reconhecida pelo Tribunal de Contas da União a segunda melhor em gestão e governança do País”.

Joaquim Mesquita apresentou alguns números positivos conseguidos nos últimos anos na segurança pública de Goiás, dentre os quais a queda de 12% no número de homicídios na grande Goiânia, redução nos latrocínios, em furtos e roubos no comércio, estupros, entre outros. “Todos esses dados estão à disposição para serem confirmados e checados”, declarou Mesquita.

Desenvolvimento

O novo secretário de Desenvolvimento, Thiago Peixoto, iniciou seu discurso agradecendo o governador Marconi Perillo. “Eu nunca serei grato o suficiente pelas oportunidades que o governador me dá”. Depois de desejar sorte e sucesso aos demais empossados, Thiago destacou ter uma relação afetiva com a equipe da Segplan com a qual “desenvolvemos uma pauta audaciosa, de coragem e cheia de avanços”.

O secretário destacou que irá cumprir o seu papal de olhar para a frente. “Temos o Inova Goiás e o Goiás Competitivo, projetos que vão deixar um grande legado”. Novo responsável pela área da segurança pública, uma das mais sensíveis a cobranças e críticas da sociedade, o vice-governador, José Eliton, proferiu um discurso impactante ao anunciar medidas concretas de valorização dos policiais e combate ao crime.

Segurança

“Vou proteger as forças policiais de Goiás na minha nova missão”, declarou ao anunciar que o Estado passará a defender os policiais que estiverem com questionamentos judiciais por ocorrências registradas no exercício da função. “Vamos avançar, discutir com prudência, para garantir o recurso ao policial militar”. Em seguida, com voz alta e firme, o novo secretário de Segurança Pública arrancou aplausos da plateia ao anunciar: “Estejam certos que as forças policiais vão para as ruas a partir de amanhã. Bandido tem que ter medo de polícia. A polícia vai para rua”.

Ao mesmo tempo em que garantiu valorização e apoio às forças policiais do Estado, José Eliton alertou que sua gestão não irá tolerar desvio de conduta. Disse que aumentará o contingente policial e anunciou que os detalhes sobre o assunto serão divulgados nos próximos dias pela pasta. Por fim, disse ainda não desconhecer que a jornada será árdua. “Mas – garantiu – será feita com muita determinação. Não nos faltará vontade de enfrentar os problemas. Os desafios da Segurança envolvem uma série de problemas estruturais no Brasil. O direito de ir e vir é sagrado e é por isso que vamos lutar.”

Desafios

Ao empossar os secretários em suas novas pastas, o governador Marconi Perillo disse que a decisão de promover alterações nas funções de alguns de seus auxiliares havia sido tomada antes mesmo de regressar a Goiás após missão comercial na Oceania. As mudanças foram discutidas no primeiro dia em que reassumiu o governo. “Um homem público precisa ter coragem. Precisa aceitar desafios”, declarou ao enaltecer o desprendimento do vice-governador para assumir diferentes funções na administração pública. “Essa é uma característica do José Eliton”.

O governador falou que todos receberam muito bem as mudanças anunciadas ontem em nota distribuída à imprensa. “Joaquim Mesquita realizou um bom trabalho técnico, com honestidade e determinação. Thiago é competente e sempre me ajudou muito”, salientou.  Detendo-se à pasta da Segurança Pública, o governador garantiu que o Estado será duro com os bandidos. “O que nos interessa é descer a curva dos homicídios. Jose Eliton será sábio, como sempre foi, para escalar o melhor time para ajudá-lo”.

Marconi voltou a dizer que seus governos sempre prestigiaram e valorizaram as forças policiais do Estado. “Quando nós chegamos ao governo os policiais ganhavam menos que R$ 400,00 de salário. Hoje temos convicção que estamos entre os Estados que melhor remuneram seus policias. Continuamos a estudar como financeiramente vamos manter os bons salários e ao mesmo tempo ampliar os efetivos. Nós vamos fazer isso. Vou dar a palavra que Eliton vai buscar resolver esses problemas com a maior eficiência possível”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo