Secretários de Estado apresentam resultados do combate ao Aedes em Goiás

Os resultados da força-tarefa “Goiás Contra o Aedes” têm chamado a atenção do País. Em quatro meses, o Estado reduziu em 90% o número de focos do mosquito, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de reduzir em 1%, até abril, os índices de infestação do Aedes aegypti nos imóveis do Estado. O percentual de domicílios com foco do mosquito, nos municípios goianos, diminuiu de 3,99%, em janeiro, para 0,39%, em abril – queda de 90%. “Os números são animadores e revelam que Goiás está dando o exemplo para o País, evitando que a população adoeça de dengue”, ressalta o governador Marconi Perillo.

Em encontro com o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, o governador disse estar animado com os resultados e solicitou aos secretários de Estado que apresentem para os prefeitos goianos um balanço da operação. “Vamos fazer uma agenda positiva percorrendo todas as regiões do Estado para mostrar os números da força-tarefa e ainda entregar aos gestores municipais os indicadores de cada município quanto ao combate ao vetor da dengue, zika e chikungunya”, destacou.

As mobilizações acontecerão nesta semana, entre os dias 10 e 12 de maio, nas 18 Regionais de Saúde de Goiás. Serão convidados os prefeitos e secretários de Saúde dos municípios, com a apresentação dos números da força-tarefa pelos secretários de Estado e gerentes das regionais. Os comandantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-GO) também mostrarão como é realizado o monitoramento, em tempo real, das ações de campo.

Municípios

Ao fim dos eventos, será entregue uma carta para cada prefeito, revelando indicadores do seu município sobre o Aedes. Serão apresentados, por exemplo, mapas da evolução das ações do “Goiás Contra o Aedes” nos quatro primeiros meses do ano de 2016; um comparativo dos casos de dengue nos anos de 2015 e 2016; o percentual de imóveis com foco de Aedes e de imóveis visitados no município, desde janeiro a abril desse ano.

Além do secretário Leonardo Vilela, participam das programações José Eliton (Segurança Pública), Joaquim Mesquita (Planejamento), Raquel Teixeira (Educação), Carlos Helbingen (Bombeiros), Vilmar Rocha (Meio Ambiente e Cidades), Jayme Rincón (Agetop), José Taveira (Saneago) e Luiz Antônio Maronezi (Desenvolvimento Econômico).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo