Secretária Raquel Teixeira esclarece deputados sobre OSs na educação

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), Raquel Teixeira, recebeu hoje (2/2) deputados estaduais da base aliada do governo. O encontro aconteceu no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia, e teve como pauta o projeto de gestão compartilhada com as Organizações Sociais (OSs), que vai começar por 23 escolas da Regional de Anápolis.

Durante o encontro Raquel Teixeira muniu os parlamentares de informações a respeito do projeto. “A encomenda do governador foi singela: quero uma escola para pessoas de baixa renda tão boa quanto a escola de pessoas ricas. Nós passamos o ano passado discutindo e formatando um modelo que atendesse a esse desejo. Hoje temos um projeto legalmente amparado e que vai possibilitar uma escola com estrutura e ensino de qualidade sem cobrar nada do cidadão”, informou a secretária.

Raquel Teixeira reforçou que o trabalho das OSs nas escolas ficará restrito à gestão administrativa e que a parte pedagógica continua sendo definida pela Secretaria. Ela ainda ponderou que nenhum aluno com baixo rendimento ou necessidades especiais será excluído ou transferido de unidade. “Nós estabelecemos metas e várias obrigações. Se as OSs não cumprirem, o contrato pode ser rompido a qualquer momento. A fiscalização desse trabalho será feita por uma comissão interna da Seduce, pela Controladoria Geral do Estado (CGE) e Procuradoria Geral do Estado (PGE). Eles farão uma avaliação profunda da atuação desses parceiros.

A secretária também explicou que nas escolas com gestão compartilhada os professores concursados continuam efetivos e os temporários serão regidos pela CLT, após um processo seletivo. Os diretores também continuarão sendo eleitos pela comunidade. “É o jogo de ganha-ganha. Todo mundo será beneficiado. Temos um projeto único e inovador, feito com todo cuidado do mundo. Eu não tenho direito de errar. Tenho compromisso com esses alunos que têm direito ao estudo”, completou Raquel.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo