Secretaria de Saúde reúne secretários de 93 municípios para debater combate ao Aedes

Durante todo o dia hoje (17/2), a Secretaria da Saúde realiza  mais uma ação de sensibilização e planejamento de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Os eventos, que serão por grupos de municípios, se realiza no Conecta SUS, localizado na sede da SES. As reuniões serão às 8 horas, 10 horas, 14 horas e 16 horas.

Foram convidados secretários municipais de saúde, agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de controles de endemias (ACE) de 93 cidades goianas. Serão realizadas quatro reuniões, que contarão com as presenças do Secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, e dos superintendentes da SES Halim Antonio Girade (Executivo) e Maria Cecília Brito (Vigilância em Saúde).

Redução

Na 5ª semana de 2015, foram notificados, em todo o Estado, 5.371 casos de dengue; na 5ª semana de 2016, foram 2.846 casos. A redução – entre uma semana e outra, no mesmo período – é de 47,01% e comprova que o esforço de eliminar criadouros do mosquito traz resultados positivos e precisa continuar. O índice de infestação também diminuiu. De janeiro para fevereiro deste ano, caiu de 4 para 3, ou seja, em janeiro, de cada 100 imóveis, 4 tinham focos do mosquito da dengue.

Agora, em fevereiro, esse número já caiu para 3. Considerando que um único foco pode dar origem a uma quantidade incalculável de mosquitos, trata-se de uma vitória significativa, pontua o Coordenador Estadual de Controle de Dengue, Zika e Chikungunya, Murilo do Carmo e Silva.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo