Secretaria da Saúde vai adotar Assistente Virtual para melhorar atendimentos aos usuários

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) contará com mais uma ferramenta de atendimento ao cidadão, que facilitará o acesso dos usuários às informações e serviços e aumentará a transparência da gestão – o Atendente Virtual. O secretário Leonardo Vilela lança o Atendente Virtual nesta quinta-feira, 27 de outubro, às 9 horas, no Conecta SUS, na sede da secretaria. O subchefe da Controladoria Geral do Estado, André da Silva Goes, prestigia, juntamente com os superintendentes da SES-GO. Durante o lançamento, ele vai explicar como funciona o assistente, que estará disponível no portal da SES-GO.

Leonardo Vilela enfatiza que é prioridade da gestão da SES a transparência das ações. “Nós já disponibilizamos na nossa página da LAI (Lei de Acesso à Informação) todo o conteúdo exigido e ainda temos uma página de transparência das organizações sociais, onde estão disponíveis os contratos, repasses financeiros, relatórios de metas e de produção e as informações de recursos humanos. O Atendente Virtual proporcionará melhor acesso a estas informações pelos usuários, reforçando nossa meta de transparência, e aproximará o cidadão da secretaria com mais este canal de comunicação”, avalia o secretário.

A Controladoria Geral do Estado (CGE) foi o primeiro órgão do governo de Goiás a utilizar a ferramenta. O objetivo foi aumentar os canais de atendimento entre governo e cidadão e garantir uma informação de qualidade e transparência. “Entre as principais vantagens do Atendente Virtual listamos a solução automática de dúvidas, atender o usuário rapidamente, desafogar a Ouvidoria e, ainda, reduzir custos operacionais”, destaca Marcelo Gomes, diretor jurídico e operacional da Yes 2M Technologies, empresa responsável pela implantação.

Como funciona

Ao entrar no portal da SES-GO, o cidadão poderá acionar o avatar do Atendente Virtual fixado na página – são três, a Tina, o Beto e a Cora – e fazer a pergunta desejada. O avatar dará a resposta de acordo com as informações reunidas em uma base de conhecimento e poderá, ainda, ser direcionado para mais detalhes sobre o assunto.

Toda a base de conhecimento do Atendente Virtual foi construída pelos técnicos das superintendências da SES-GO, em parceria com a Yes. Assim, a população poderá fazer perguntas relacionadas ao trabalho, serviços e unidades do órgão e, por meio dessa base de conhecimento que conta com um processo semântico diverso para interpretação da dúvida, o Atendente Virtual oferecerá as respostas pertinentes. Além disso, a secretaria terá o mapeamento das perguntas mais comuns dos cidadãos, sendo possível orientar melhor o usuário em relação a estes assuntos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo