Secretaria Cidadã vai capacitar profissionais que atendem mulheres vítimas de violência

A Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã) lançou na manhã desta terça-feira (18), no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, curso inédito para servidores e profissionais que atuam na rede de atendimento à mulher em Goiás. Realizado em convênio com o governo federal, o curso de Capacitação em Gênero vai preparar 2,5 mil pessoas de agosto a novembro em 10 municípios polos do Estado.

O objetivo do curso é formar multiplicadores da área de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente as vítimas de violência doméstica. A solenidade de lançamento contou com a presença da secretária Lêda Borges, titular da Secretaria Cidadã; representando o governador do Estado, o secretário do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha, e os superintendentes-executivos da pasta Carlos Peixoto, Edgard Lourencini, Gláucia Teodoro, Onaide Santillo, Júlio Paschoal e demais convidados.

Importância

A titular da Secretaria Cidadã, Lêda Borges, frisou ser fundamental a parceria com o governo federal para a execução do programa de capacitação em Goiás. “Esta capacitação em gênero vem como fase final de um convênio estabelecido entre a União e o governo de Goiás, fazendo com que 2.500 pessoas possam receber treinamento e acolher de forma mais humanizada e preparada as mulheres vítimas de violência. É mais um instrumento para que as mulheres vítimas de violência sejam bem acolhidas e melhor compreendidas para que vençam a luta contra a violência”, afirmou Lêda Borges.

Lêda Borges ressaltou ainda a importância do engajamento das prefeituras no curso, incentivando seus servidores a participar. “É muito importante que todos os entes federados estejam unidos neste projeto. Nós fomos convocados de maneira positiva a isso e as prefeituras são parceiras importantes do Governo do Estado neste processo de mobilização, motivando seus servidores para essa capacitação”, afirmou a secretária enfatizando que agora os Núcleos Especializados de Atendimento às Mulheres (Neams) no Estado contam com profissionais capacitados. “Queremos que todos os profissionais das diversas áreas que atuam na rede de atendimento à mulher em nosso Estado sejam capacitados a prestar um atendimento de excelência num momento sensível na vida de nossas cidadãs”, finalizou a secretária.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo