Sebrae ministra oficinas de capacitação para empreendedores no programa Ação Cidadã

O Sebrae é um dos parceiros do programa Ação Cidadã e oferece cursos de capacitação e qualificação a pequenos e médios produtores rurais para comercialização de seus produtos. O Ação Cidadã é o programa itinerante da Secretaria Cidadã que leva serviços públicos promotores de cidadania à população de Goiás. O público-alvo dos cursos do Sebrae são produtores que atuam de forma individual ou em cooperativas, por meio de programas de Economia Solidária.

As oficinas têm cerca de quatro horas de duração e são abertas à comunidade. As palestras são realizadas durante os atendimentos nos municípios que recebem o programa Ação Cidadã. Até agora 12 municípios já participaram do programa e cerca de 400 pessoas já passaram pelo curso, que é totalmente voltado para quem quer se tornar empresário, abrindo seu próprio negócio.

Thais Oliveira, gestora do convênio do Sebrae com a Secretaria Cidadã, explica que existem duas palestras que são ministradas e que elas são escolhidas de acordo com o perfil de cada município. Entre as palestras realizadas estão “Sei formar preço?”, que orienta o empresário a precificar seu produto ou serviço, por meio de análise de custos (gastos fixos, fluxo de caixa, impostos, margem de lucro) e como encontrar o ponto de equilíbrio para a melhor lucratividade.

Outra oficina ministrada é “Empreendedorismo – Para Começar Bem”, que desenvolve as características empreendedoras do participante, com análises de mercado, pesquisas, conhecimento do cliente, estudo de concorrência e fornecedores, dentre outros. “As pessoas ainda não têm um negócio e já têm a oportunidade de ter esse primeiro contato com a instituição, isso é uma porta de entrada  muito importante para nós”, ressalta Thaís.

A partir deste mês, haverá feira de produtos durante o programa Ação Cidadã. A feira reunirá micro e pequenos produtores das respectivas cidades que receberem o programa. Serão cerca de 10 expositores por município. Os consultores do Sebrae de cada região também vão participar das feiras, realizando atendimentos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo