Saúde vai reforçar combate ao Aedes com chegada do período chuvoso

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, reúne hoje (10/10) a partir das 13h30, gestores da SES-GO, gerentes das regionais de saúde e oficiais do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para definir as estratégias das ações da Força-Tarefa Goiás Contra o Aedes em decorrência do início do período das chuvas, quando ocorre aumento da circulação do mosquito Aedes aegypti. O encontro será no auditório da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, localizada na Rua 26, s/n, Bairro Santo Antônio.

Na abertura do encontro, Vilela atenderá à imprensa para anunciar os novos números das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e as estratégias de enfrentamento. Já o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-GO), Coronel Carlos Helbingen Junior, falará sobre as parcerias para intensificar as mobilizações de combate ao mosquito durante o período chuvoso. A Força-Tarefa Goiás contra o Aedes foi lançada em dezembro do ano passado, quando o estado enfrentava uma epidemia de dengue e surgiram os primeiros casos de zika, duas doenças transmitidas pelo mosquito.

Pioneirismo

Em sua apresentação, o secretário Leonardo Vilela deve anunciar que Goiás foi o único Estado a ter coragem de assumir o compromisso de erradicar o vetor. “Temos a consciência de que assim como aconteceu na primeira metade do século passado, momento em que o País demorou décadas para eliminar o Aedes, a conquistar esse objetivo, também podemos ousar e dar um passo importante nesse caminho”, diz.

Segundo ele, mesmo nos meses secos de junho, julho e agosto, os municípios realizaram o trabalho de controle do mosquito e esta atividade será intensificada agora com o início das chuvas. “Em fevereiro, percebemos que a força tarefa já revelava bons resultados quando vários municípios saíram do alto risco de infestação. Em maio, já tínhamos as primeiras cidades com Aedes Zero. O trabalho continuou e agora será reforçado”, comenta.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo