Saúde vai dobrar verba do município que zerar focos do Aedes

Os municípios que zerarem os focos do Aedes aegypti até o mês de julho deste ano vão receber o dobro da verba repassada mensalmente pelo Estado para o desenvolvimento das ações básicas de saúde. O município terá de se candidatar dizendo que eliminou o mosquito em seu território, ao final de cada ciclo de visitas aos domicílios, realizadas pela ação do movimento Goiás contra o Aedes (julho e dezembro).

A Secretaria da Saúde (SES) realizará visitas aleatórias e se realmente não forem encontrados focos, o município será premiado com o dobro da contrapartida estadual em julho e dezembro. O anúncio foi nesta quarta-feira, dias 13, pelo secretário da Saúde, Leonardo Vilela, durante reunião com prefeitos para preparação de nova força tarefa de combate ao mosquito.

Todos os meses, conforme Leonardo Vilela, o Estado, por meio da SES, repassa a contrapartida no valor total de R$ 15 milhões aos municípios. Esta verba destina-se especificamente às ações primárias de saúde, nas quais estão incluídas, além do combate à dengue, consultas e procedimentos básicos como vacinação, pré-natal, acompanhamento pediátrico e prevenção às doenças cardíacas, entre outros.

Leonardo Vilela informou que a contrapartida de cada município que zerar os focos do Aedes será dobrada a partir de julho, mês em que terminam as quatro etapas da força tarefa desencadeada em todo o território goiano. Tais municípios, de acordo com o secretário, serão selecionados por meio de um levantamento do índice de infestação do Aedes. Outro levantamento será realizado em dezembro, com a atualização dos índices para efeito de inclusão ou exclusão de municípios.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo