Saúde prevê plena ocupação do Hugol em 2016

Até no final de 2016 o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) estará com os 514 leitos em funcionamento. Desde a inauguração, em julho deste ano, até o momento, 215 estão em funcionamento. A informação é do secretário estadual da Saúde, Leonardo Vilela, em coletiva sobre o balanço das atividades deste ano e as ações para o ano que vem. A coletiva foi hoje (21/12) na sede da Secretaria estadual da Saúde (SES).

O Hugol conta com modernos equipamentos e profissionais da mais alta qualificação. Segundo Vilela, além de se destacar em atendimento em urgência e emergência, o hospital estadual conta ainda com um Centro de Queimados, com sete leitos de UTI e dez de cuidados intermediários. “Se tornou referência nacional”. Ainda tem um Banco de Sangue, que realiza em torno de duas mil transfusões de sangue por mês.

Mais Saúde

O secretário Leonardo Vilela explicou que o Estado é responsável pela Atenção de Média e Alta Complexidade, enquanto o município cuida da Atenção Primária – a realizada em Cais. Segundo ele, é preciso melhorar a Atenção Primária. O objetivo do Estado para ajudar na Atenção Primária é realizar oficinas de capacitação e qualificar 16 mil profissionais nos próximos 42 meses.

“Estamos nos empenhando em capacitar os municípios e repassando recursos todo mês: R$15 milhões para os 246 municípios para investir em ações básicas e passando mais um adicional na ordem de R$ 5 milhões/mês de atrasos referentes a 2013/2014. Este pagamento está em dia, sabemos que é fundamental porque a Atenção Primária resolve 80% dos casos de saúde da população”, diz Vilela.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo