Saúde orienta prefeitos eleitos sobre consórcios

Os prefeitos eleitos para administrar os 17 municípios que integram a Regional de Saúde Rio Vermelho foram sensibilizados a fortalecer o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Rio Vermelho/Vale do Araguaia. Em reunião na cidade de Goiás, o gerente das Regionais de Saúde da Secretaria da Saúde de Goiás, Armando Zafalão, destacou que a parceria entre os gestores municipais constitui uma estratégia exitosa para garantir a oferta de serviços essenciais e a garantia de assistência qualificada à população.

A reunião na Regional Rio Vermelho é a terceira realizada com o propósito de apresentar aos novos gestores municipais a viabilidade de estruturação dos Consórcios Públicos de Saúde. Também participaram de encontros da mesma natureza prefeitos eleitos dos municípios das Regionais de Saúde Nordeste 1 e Central. Na Regional Rio Vermelho, o consórcio foi oficialmente formalizado em 2015 e está em vias de entrar em funcionamento. Dos 17 municípios que integram a região, 16 aderiram à proposta, com exceção de Itaberaí.

Em seu pronunciamento, Armando Zafalão acentuou que além de demonstrar aos participantes a importância de desenvolver ações para o pleno funcionamento do consórcio, a iniciativa visa alertar o gestor de Itaberaí a se integrar ao grupo. O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Rio Vermelho/Vale do Araguaia terá a sede administrativa instalada em um imóvel cedido pela Prefeitura da cidade de Goiás. Zafalão informa que a partir de agora, os gestores têm o desafio de operacionalizá-lo, com a contratação dos serviços fundamentais à população.

Na Regional Rio Vermelho, especificamente, a oferta de procedimentos e consultas de média complexidade representa a principal demanda, o maior gargalo enfrentado pelos municípios. Os 17 municípios que fazem parte da Regional de Saúde Rio Vermelho somam, juntos, cerca de 200 mil habitantes. Dos 17 gestores eleitos neste ano, três foram reeleitos.

Zafalão acrescenta que, além dos serviços de média complexidade, também são apontadas como necessidade e metas a serem efetivadas pelo consórcio a oferta do atendimento móvel de urgência, a implantação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o melhor funcionamento do sistema de regulação e o transporte sanitário de pacientes, sobretudo dos que necessitam da execução de procedimentos eletivos. O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Rio Vermelho/Vale do Araguaia é presidido pela prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo