Saúde alerta para os riscos da dengue com chegada da chuva

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde mostra avanço da dengue em Goiás, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Este levantamento detectou um aumento de 56,41% nos casos, no período compreendido entre 4 de janeiro e 24 de outubro. Ao todo, foram 176.846 mil notificações, sendo que 87.305 mil pessoas tiveram a confirmação da doença. Já foram confirmadas 70 mortes devido a complicações da dengue.

Os municípios que lideram o ranking com maior número de casos são: Goiânia (75.303 casos), seguida por Aparecida de Goiânia (14.819), Anápolis (10.193), Jataí (4.831) e Rio Verde (3.963). O boletim também avalia o risco de contração da doença, calculando o número de casos por 100 mil habitantes. Municípios pouco povoados como Cumari e Marzagão, com 3 mil e 2 mil habitantes, respectivamente, despontam como alto risco de contágio. Já as cidades de Santa Rita do Novo Destino, Americano do Brasil e São Simão apresentam risco médio de transmissão da doença.

No documento da Secretaria da Saúde é possível ver um mapa detalhando a evolução da doença nas diferentes regiões do Estado. A Secretaria da Saúde alerta para os cuidados preventivos no combate ao mosquito transmissor da doença. Com a proximidade do fim da estiagem e a retomada do período chuvoso os focos de reprodução do vetor voltam a se formar com mais facilidade. Combater todo foco de água parada é primordial para conter a evolução da doença.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo